Apucarana

Prefeito lança cartilha de prevenção de acidentes domésticos

Da Redação ·

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lançou nesta terça-feira (01/07), no gabinete municipal, a cartilha de prevenção de acidentes domésticos.  O material será distribuído nas comunidades, especialmente nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A cartilha traz várias dicas e orientações sobre ações muito comuns no dia a dia das pessoas, relacionadas ao gás de cozinha, acendimento de churrasqueiras, rede elétrica, banho em piscinas portáteis, proteção em banheiros, armazenamento de produtos químicos e de materiais de limpeza, entre outros.

continua após publicidade

A cartilha foi elaborada através de uma parceria entre o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Secretaria Municipal de Assistência Social, autarquias municipais de Educação e de Saúde e conselhos setoriais. “É uma ideia que surgiu da própria comunidade, que levou essa ansiedade ao Conseg. A intenção é que as pessoas tenham acesso às orientações de uma maneira singela, clara, didática”, afirma o major Hemerson Saqueta, comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana e também autor dos desenhos que ilustram as 12 páginas da cartilha.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lembra que ontem completou 20 anos de sua formatura como médico. “Naquela época, no Hospital Universitário, se falava da síndrome do tanque, em alusão aos acidentes provocados.

continua após publicidade

O tanque de concreto, caindo sobre a criança, provoca graves lesões e muitas vezes não dava tempo de chegar  ao hospital”, exemplifica, citando a ingestão de soda cáustica como outro acidente doméstico com elevado risco de morte. “Também existem quedas dentro de banheiros, com o registro de um alto índice de acidentes, envolvendo especialmente idosos”, completa. 

Para o lançamento da cartilha, foram impressas 2 mil unidades, mas o prefeito de Apucarana já orientou as secretarias envolvidas a buscar mecanismos administrativos para viabilizar a ampliação da tiragem. “Precisamos multiplicar essa informação, atingindo também as escolas estaduais e privadas. Vamos promover reuniões de sensibilização nas Associações de Pais e Mestres para podermos atingir efetivamente as comunidades”, assinala Beto Preto.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Ana Maria Schmidt, afirma que a cartilha foi disponibilizada no site do Conseg estadual. “É uma ação que já está servindo como modelo e que ajudará a levar um pouco mais segurança para dentro das casas. Segurança não é apenas a situação que envolve drogas, furtos ou roubos, mas também a questão dos acidentes domésticos. Essa cartilha atende o anseio das comunidades, pois muitas pessoas vieram até o Conseg e pediram um material como esse que foi elaborado”, reitera.

continua após publicidade

O lançamento da cartilha contou ainda com a presença do menino Luiz Fernando Bachetti, que serviu como personagem das ilustrações, além das secretárias municipais de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, de Educação, Marli Regina Fernandes da Silva, e de Saúde, Roberto Kaneta. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, de conselhos municipais e do Núcleo Regional de Educação.

(Fotos: Edson Denobi)