Apucarana

Apucarana disponibiliza vacina contra hepatite B para a população

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana disponibiliza vacina contra hepatite B para a população
fonte: Foto: Profeta
Apucarana disponibiliza vacina contra hepatite B para a população

A Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana está convocando a população em geral com idade até 49 anos, principalmente pessoas ligadas ao setor da beleza, como esteticistas, manicures, cabeleireiros, entre outros profissionais, para receberem a vacina contra a Hepatite B. “A hepatite tipo B é a irritação e inchaço (inflamação) do fígado devido à infecção pelo vírus HBV”, esclarece Aguinaldo Aparecido Ribeiro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

continua após publicidade

De modo geral, os principais sintomas da infecção aguda pelo vírus VHB são náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia (cor amarelada na pele e conjuntivas). A hepatite B crônica é uma doença que exige cuidados, porque pode evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado (carcinoma hepatocelular). “A imunização está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina em Apucarana”, comunica Aguinaldo.

A infecção por hepatite B pode ser transmitida pelo contato com o sangue, saliva e outros fluídos corporais de alguém que já tem infecção. A contaminação pode ocorrer em transfusão de sangue, contato direto com sangue em ambientes da área de saúde, relação sexual com uma pessoa infectada, tatuagens ou acupuntura com agulhas ou instrumentos sujos, agulhas compartilhadas durante a utilização de drogas, bem como itens pessoais compartilhados com alguém já infectado (como escovas de dentes, lâminas de barbear e cortadores de unhas). O vírus da hepatite B poderá ainda ser passado para um bebê durante o parto se a mãe estiver infectada.

continua após publicidade

Gripe – A Autarquia de Saúde de Apucarana também lembra aos profissionais da área de saúde, tanto do setor público quanto do privado, para a necessidade de se imunizarem contra a Influenza. “Os imunológicos, assim com os para Hepatite B, também estão disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacina”, conclui Aguinaldo, diretor do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-5888.