Apucarana

Webconferência capacita conselheiros tutelares e entidades sociais

Da Redação ·
Apucarana: Webconferência capacita conselheiros tutelares e entidades sociais (Foto: Divulgação)
fonte:
Apucarana: Webconferência capacita conselheiros tutelares e entidades sociais (Foto: Divulgação)

Conselheiros tutelares e membros de algumas entidades de Apucarana ligadas à promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente participaram nesta terça-feira (10/06), no Polo Presencial Apucarana da UAB, do “Curso de Capacitação de Nível Intermediário no SIPIA CT Web – Fundamentos Teóricos e Práticos do Sistema de Informação para Infância e Adolescência”.

O treinamento, via webconferência, foi uma iniciativa local da Secretaria Municipal de Assistência Social e viabilizado junto à Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds). A abertura dos trabalhos foi feita pela diretora-geral da Secretaria da Assistência Social, Suely Cebrian Kaminski, que representou o prefeito Beto Preto (PT). “Vínhamos cobrando esta capacitação há bastante tempo, sobretudo por termos desde janeiro novos conselheiros tutelares, que estão trabalhando com o conhecimento repassado dos conselheiros que deixaram as funções. O prefeito pede que promovamos sempre capacitações para que os trabalhos avancem em nossa cidade”, disse Suely.

O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O SIPIA tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor. “Nele (sistema) devem ser registrados todos os atendimentos feitos pelo conselho, bem como a evolução dos casos”, explica a diretora-geral. De acordo com ela, o treinamento oferecido nesta terça-feira trouxe esclarecimentos sobre as atualizações do sistema. “O SIPIA foi implantado em 1999 e todos os anos há novas versões, por isto são imprescindíveis treinamentos como estes”, detalha Suely.

A webconferência contou com palestras proferidas por autoridades estaduais e federais. O primeiro momento foi conduzido pela secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds), Fernanda Bernardi Vieira Richa. Na sequência, a secretária de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Dinorah Botto Portugal Nogara, falou sobre “A Importância do Ensino a Distância no Processo de Aprendizagem”. O representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Weslley Rodrigues, e coordenador Geral interino, discorreu sobre o Sipia - CT Web no Brasil.

continua após publicidade

A palestra sobre “Implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia - CT Web) no Estado do Paraná, foi realizada pela coordenadora da Unidade Técnica da Política da Criança e do Adolescente (Seds), Márcia Tavares dos Santos. A seguir falou sobre “Apresentação do Curso de Capacitação de Nível Intermediário no Sipia – CT Web - Fundamentos Teóricos e Práticas do Sistema de Informação para Infância e Adolescência”, Eduardo Vaz, Gerente Executivo do Sistema Fiep e representante do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR).