Apucarana

Festa da colônia japonesa populariza o sukyiaki - Veja Vídeo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Festa da colônia japonesa populariza o sukyiaki - Veja Vídeo
fonte: Foto: Sérgio Rodrigo
Festa da colônia japonesa populariza o sukyiaki - Veja Vídeo

Uma das principais atrações da Festa da Cerejeira, aberta oficialmente ontem à noite em Apucarana, o sukyiaki é sempre o alimento mais concorrido no evento. Já tradicional no cardápio da festa, a iguaria desponta também como uma espécie de prato típico apucaranense. O sukyiaki, ao mesmo tempo, dá trabalho e satisfação para quem trabalha diretamente na preparação. Mas o que mais impressiona é o volume dos ingredientes “O segredo do sukyiaki da festa é o fato de ele ser feito por essas pessoas. Todos aqui fazem o prato há vários anos. Existe toda uma tradição envolvida. Isso faz a diferença, com certeza”, explica Keniti Ishida, coordenador geral da 20ª edição da Festa da Cerejeira.

continua após publicidade

Segundo ele, são utilizadas 8 mil unidades de verduras, entre acelga, repolho, brócolis e couve-flor. Cerca de 500 quilos de macarrão são utilizados, além de outros 500 quilos de carne e aproximadamente 300 litros de shoyu. Só de cebola são seis sacos, totalizando aproximadamente 60 quilos. O número de pessoas envolvidas também impressiona. Ao todo são cerca de 50 voluntários, sendo que cerca de 30 pessoas trabalham apenas nos bastidores, cortando e picando os ingredientes. Durante o evento são 10 cozinheiros e mais 10 ajudantes. “O sukyiaki já se tornou um prato típico apucaranense. É um grande orgulho fazer parte disso”, afirma Ishida.

A Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), que organiza da Festa da Cerejeira, espera que sejam vendidas entre 5 e 6 mil cumbucas de sukyiaki durante todo o evento.

continua após publicidade

Marisa Alves dos Santos é uma das voluntárias na preparação do famoso sukyiaki da Acea. Ela afirma que o trabalho é árduo, mas recompensador. “Tem bastante coisa para cortar, muitas verduras. É um trabalho de um dia inteiro, todos os dias das 8 horas da manhã até o final da festa. Mas é muito bom quando chega a noite e vejo as mesas todas cheias. É gratificante”.

A Acea iniciou ontem a 20ª Festa da Cerejeira. O tradicional evento da colônia japonesa do município, que vai até domingo, espera atrair cerca de 30 mil pessoas de toda a região. O evento acontece na sede da Acea, na Avenida Jaboti, ao lado do Lago Jaboti, e será palco de apresentações artísticas tradicionais japonesas, além de cantores sertanejos. Como acontece todo ano, uma das atrações é a Feira do Automóvel, com exposição de veículos de diversas marcas.