Apucarana

Acea abre hoje à noite a 20ª Festa da Cerejeira - Veja vídeo

Da Redação ·
Espaços cobertos estão entre as novidades desse ano
fonte: Foto: Delair Garcia
Espaços cobertos estão entre as novidades desse ano

A Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) abre hoje, às 19h30, a 20ª Festa da Cerejeira. O tradicional evento da colônia japonesa do município, que vai até domingo, espera atrair cerca de 30 mil pessoas de toda a região. Neste ano, a Festa da Cerejeira foi antecipada em 15 dias. O motivo são os jogos da Copa do Mundo. 

Como a previsão é de chuva durante os dias de festa, a Acea montou duas barracas - de 30m² por 80m² cada - que garantem mais comodidade para os visitantes. “Este ano haverá uma homenagem aos 70 anos da emancipação política de Apucarana. Faremos um concurso de redação entre alunos das escolas públicas da cidade, cujo tema será a cultura japonesa”, cita Paulo Yoshii, presidente da Acea. O salão do automóvel, que já ocorria no ano passado, terá, em 2014, a adição de uma exposição de caminhões com veículos da Volvo.

Neste 20º ano do evento, que também marca a reverência à florada das cerejeiras, árvore símbolo do Japão, a Acea será palco de apresentações artísticas, como o taikô (tambores), sakurá odori (dança da cerejeira), bon odori e outras atrações da cultura oriental e também regional. Haverá shows com duplas sertanejas e cantores solo. “No sábado também há presença do ex-levantador, medalhista da seleção de vôlei, Maurício Lima, que fará uma sessão de autógrafos e irá tirar fotografias com os fãs”, destaca Yoshii. Inicialmente, estava prevista a vinda do ex-jogador Marcelo Negrão, que acabou sendo substituído por Maurício. 

Como já é tradição, a praça de alimentação é um dos principais pontos da festa, com destaque para os pratos da culinária japonesa, como o sukiyaki, yakissoba, sushi, sashimi e tempurá. A Acea está lançando um bazar só de produtos japoneses, como facas e outros produtos, que serão vendidas durante o evento.

Está sendo lançada também uma revista da 20ª Festa da Cerejeira com diversas informações sobre o evento, além de textos sobre membros da comunidade japonesa que serão homenageadas no evento. Como Nobuyoshi Ida, de 102 anos, nascido em Nagasaki, no Japão, e atual decano dos imigrantes japoneses da região. Outros membros que se destacaram na sociedade apucaranense, como Sérgio Maeoka, das farmácias Nissei, serão homenageados durante o evento.

continua após publicidade