Apucarana

Prefeitura entrega alimentos a entidades sociais em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura entrega alimentos a entidades sociais em Apucarana
fonte: Foto: Edson Denobi
Prefeitura entrega alimentos a entidades sociais em Apucarana

Milhares de quilos de arroz, açúcar mascavo, macarrão e litros de suco de uva foram repassados nesta terça-feira (27/05), pela Prefeitura de Apucarana, a entidades sociais responsáveis por acolhimento, cuidados e abrigamento de pessoas das mais diversas idades. O ato de entrega contou com a participação da secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, e contempla, além das entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social, os quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), o Centro Dia (atendimento aos idosos) e escolas da rede municipal.

continua após publicidade

No domingo, um lote de alimentos já havia sido entregue à coordenação da Casa da Misericórdia Feminina. A secretária Márcia lembrou que os alimentos fazem parte de um lote de mais de 10 mil de alimentos e 13 mil litros de suco de uva repassados ao Município através do Fundo Municipal da Assistência Social, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em uma ação do Programa Fome Zero, do Governo Federal. “O cálculo da quantidade por entidade foi feito pela Conab”, explicou a secretária.

Diretora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (APAE), Izabel Ortega agradeceu aos mantimentos repassados. “São produtos de excelente qualidade que vão enriquecer muito a alimentação que servimos diariamente a 348 alunos que atendemos em dois turnos, manhã e tarde. Ela destaca que a Apae recebe ajuda do Município, do Estado e complementa a alimentação, que segue cardápio elaborado por nutricionista, com recursos próprios.

continua após publicidade

Para o presidente do Lar Asilo São Vicente de Paulo, Cézar Farinácio, que atualmente atende a 92 idosos internos, o montante de alimentos repassado também vai contribuir muito. “Servimos cinco refeições diárias e esta é uma complementação bastante positiva, uma vez que o nosso consumo é muito grande”, disse. Ele ressalta que a entidade é mantida por doações. “Contamos com a contribuição da comunidade e de empresas, sem os quais não teríamos condições de nos manter. O que recebemos vai reforçar nossa despensa por até 18 dias”, avaliou Farinácio.

O diretor da Cooperativa Mista de Trabalho e Produção de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), Itamar Gomes de Oliveira destaca que com o repasse será possível a reativação da cozinha. “No início deste ano, como qualquer empresa, passamos por dificuldades e precisamos desativar a nossa cozinha onde preparamos refeições para os cooperados. Esta doação chega em boa hora e com o eminente reforço de contrato que deveremos assinar com o município em breve, será possível reativarmos este benefício aos trabalhadores. Muito importante esta iniciativa governamental”, elogiou Oliveira.

Ao todo, a doação da Conab foi de 3,9 mil quilos de arroz (780 pacotes de 5 quilos), 5.340 quilos de açúcar (1068 pacotes de 5 quilos), 1.150 quilos de macarrão, além de 13.320 litros de suco de uva, distribuídos em 1.480 caixas, cada uma com 6 garrafas de 1,5 litro. As entidades beneficiadas beneficiadas são: Comander, Ceprhusb, CASA, Conselho Central Sociedade São Vicente de Paulo, Cicack, Edhucca, Apae, Renascer, Casa da Misericórdia (masculino e feminina) e Asilo São Vicente de Paulo.

(Foto: Edson Denobi)