Apucarana

Polícia Ambiental confirma instalação de pelotão em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Polícia Ambiental confirma instalação de pelotão em Apucarana
fonte: Foto: Edson Denobi
Polícia Ambiental confirma instalação de pelotão em Apucarana

Dentro de 90 dias deve ser formalizado convênio em que a Prefeitura de Apucarana vai ceder área para que a 2º Companhia da Polícia Militar Ambiental do Paraná, sediada em Londrina, possa instalar um pelotão de policiamento na cidade. A informação foi oficializada prefeito Beto Preto (PT) nesta sexta-feira (23/05), no gabinete municipal, em audiência com o tenente-coronel João Vieira, comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Paraná. Da reunião também participaram o secretário Municipal de Meio Ambiente, Éwerton Pires, e a vereador e líder do prefeito na Câmara, Aurita Bertoli (PT).

continua após publicidade

Três áreas foram colocadas à disposição da instituição militar e assim que haja a escolha, a Procuradoria Jurídica da prefeitura dará início à formalização do convênio, que deve passar por aprovação dos vereadores.

Atualmente, a Polícia Ambiental está presente em Apucarana com três policiais militares instalados em um posto provisoriamente alocado numa sala cedida pelo município junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com a instalação do 3º Pelotão, Apucarana passaria a contar com 10 policiais e com possibilidade de ampliação até 30 policiais ambientais, segundo informou o tenente-coronel Vieira. “Apucarana possui características ambientais diferenciadas, com vários parques, unidades de preservação permanente, além de estar estrategicamente localizada entre três bacias hidrográficas muito importantes, que são as dos rios Tibagi, Ivaí e Pirapó.

continua após publicidade

Além da questão da preservação e da fiscalização, uma maior presença da polícia militar ambiental na cidade vai ser importante também na questão da educação ambiental”, ressaltou o prefeito.

Acompanhado de outros policiais ambientais e do primeiro-tenente André Ricardo Alves Carvalho, comandante da 2º Companhia de Londrina, o tenente-coronel João Vieira agradeceu ao apoio da prefeitura. “A questão do meio ambiente é hoje uma preocupação mundial, e localmente percebemos um grande empenho para que as coisas aconteçam por parte do prefeito Beto Preto. Estamos sendo atendidos de forma muito calorosa”, disse o comandante geral da Polícia Militar Ambiental do Paraná.

Ele frisou que a instalação do 3º Pelotão da 2ª Companhia, em Apucarana, já está legalmente prevista junto ao Governo do Paraná. “Apucarana é um município responsável por importantes bacias hidrográficas, tem extensa fauna e flora e com a instalação do pelotão nossos policiais poderão desenvolver um trabalho mais próximo e amplo”, disse o comandante.

Após a escolha da área, a prefeitura dará ainda suporte logístico para que o imóvel possa estar em condições de receber os novos policiais.