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Governo capacita gestores de organizações do terceiro setor

Da Redação ·
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fonte: Foto: JFOGURA
Governo capacita gestores de organizações do terceiro setor

A relação entre o poder público e as entidades do Terceiro Setor vive em constante evolução. São frequentes as mudanças na legislação, o que exige uma permanente adequação nos processos de gestão e prestações de contas. Diante disso, o Governo do Paraná iniciou nesta semana a capacitação de 1.134 profissionais dessas organizações. 

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Durante o Programa de Formação de Gestores para o Terceiro Setor, os participantes receberão orientações sobre elaboração de projetos e plano de negócios, além de conteúdos sobre legislação, políticas públicas, comunicação, gestão de pessoas e prestação de contas. A iniciativa conta com apoio do Serviço Social da Indústria (SESI-PR) e GRPCOM. 

“O governo do Paraná respeita e valoriza o trabalho de milhares de entidades que são nossas parcerias em atendimentos importantes à população”, afirma o vice-governador Flávio Arns, responsável pela organização do programa. “Esta ação vai contribuir para que possamos potencializar os trabalhos feitos em conjunto”, disse. 

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A execução do programa de capacitação é coordenada pela Secretaria para Assuntos Estratégicos e conta com o apoio da Escola de Governo, da Secretaria de Administração e Previdência. Com carga horária de 110 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância. 

“Os conteúdos disponibilizados foram selecionados de acordo com as necessidades apontadas pelas entidades em pesquisas e visitas técnicas. Nosso objetivo é que essa qualificação resulte na melhoria da gestão dos convênios firmados com o governo estadual e, consequentemente, em um atendimento cada vez melhor aos cidadãos”, afirma a secretária estadual para Assuntos Estratégicos Clecy Amadori. 

PLANEJAMENTO - Uma das principais necessidades apontadas na elaboração do curso foi a de capacitação dos gestores na área de planejamento. O programa contará com um módulo específico sobre Plano de Negócios, que apresentará aos participantes ferramentas de planejamento estratégico, controle financeiro e empreendedorismo. 

“O grande desafio dessas organizações é gerar receitas próprias e administrar seus custos operacionais. Contar com uma visão estratégica e buscar sua sustentabilidade são elementos importantes para o fortalecimento desse segmento”, explica Amadori.