Apucarana

Apucarana promove seminário de incentivo à diversificação no campo

Da Redação ·

Reforçando o compromisso da atual administração com a agricultura familiar, a Secretaria da Agricultura da Prefeitura dede Apucarana, em parceria com o Emater, promove nesta próxima quinta-feira (29/05), das 8 às 15 horas, na Sociedade Rural de Apucarana, o II Seminário de Alternativas de Diversificação e Geração de Renda na Propriedade Rural.

continua após publicidade


O prefeito Beto Preto (PT) lembra que no ano passado a primeira edição do evento reuniu dezenas de agricultores que aprenderam mais sobre assuntos ligados à piscicultura, cultivo do maracujá, hortifruticultura orgânica, pecuária leiteira e organização de grupos de produção. “De lá para cá nossos produtores já vislumbraram muitos avanços, sempre com acompanhamento técnico da prefeitura. Mas temos muito ainda por fazer, por isto temos em planejamento um Programa de Desenvolvimento Sustentável para nossa agricultura”, assinala Beto.

Neste plano, o Município visa incentivar a manutenção e readequação de estradas rurais, além de oferecer diversos serviços, como de terraplenagem para a exploração da avicultura e construção de moradias rurais, roçagens e preparo do solo para plantio, apoio para a escavação de tanques destinados à piscicultura, repasse de calcário e fósforo para melhorar a fertilidade do solo e distribuição de mudas frutíferas.

Neste ano o seminário de incentivo à diversificação vai enfocar a fruticultura. “Vamos incentivar o cultivo do figo, maracujá, goiaba, morango, uva e banana, inclusive com concessão de mudas. Convido a todos os agricultores apucaranenses a estarem presentes”, diz João Carmo da Fonseca, secretário Municipal da Agricultura.

Ele chama a atenção para a programação do evento. “Às 8 horas teremos a recepção dos participantes com café da manhã. Na sequência, tem início as palestras”, conta. Conduzidas por técnicos, as temáticas das expositivas serão: Perspectivas da Fruticultura no Paraná; Poder Público e a Comunidade; e Boas Práticas Ambientais na Fruticultura. “Após pausa para almoço, que será servido no local, acontece ato de lançamento do projeto “Fruticultura e Fertilidade do Solo”. Na oportunidade, iniciam as inscrições dos agricultores interessados em receber calcário e fósforo, bem como mudas frutíferas (goiaba, uva, banana, morango, maracujá e figo)”, antecipa o secretário. Segundo ele, o seminário busca incentivar o desenvolvimento de novas atividades que tenham mercado. “E, consequentemente, apresentem retorno econômico aos produtores”, conclui Fonseca.

Serviço: Mais informações sobre como participar do II Seminário de Alternativas de Diversificação e Geração de Renda na Propriedade Rural, em Apucarana, podem ser obtidas pelo telefone 3423-5020.