MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Bancos vão recorrer de decisão do STJ sobre juros dos planos econômicos

Os bancos vão entrar com um recurso contra a decisão desta quarta (21) do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que deu vitória aos poupadores nas ações sobre perdas na caderneta de poupança durante os planos econômicos dos anos 1980 e 1990. Em votação ap

Da Redação

·
Bancos vão recorrer de decisão do STJ sobre juros dos planos econômicos
Icone Camera Foto por Foto: Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2014, 13:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os bancos vão entrar com um recurso contra a decisão desta quarta (21) do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que deu vitória aos poupadores nas ações sobre perdas na caderneta de poupança durante os planos econômicos dos anos 1980 e 1990.

Em votação apertada, a corte determinou que os juros de mora terão de ser calculados considerando a data da citação, e não nas execuções , como pretendiam governo e os bancos.

A interpretação pode elevar em bilhões o valor da indenização a ser pago aos poupadores caso as instituições financeiras sejam responsabilizadas no caso. O processo que determinará se os bancos terão de fazer o pagamento será julgado no STF (Supremo Tribunal Federal ) na próxima semana.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou em nota que os bancos irão entrar com o recurso chamado de embargos declaratórios. Trata-se de um mecanismo usado na Justiça para pedir esclarecimentos acerca de determinados trechos da sentença, o mesmo usado no caso do mensalão.

A entidade reforça ainda que a decisão sobre as indenizações depende do julgamento do STF e se diz confiante de uma vitória nessa disputa. Além disso, também considera ser possível um recurso no STF contra a decisão sobre os juros. "A Febraban ressalta que a constitucionalidade das normas que instituíram os planos econômicos depende de julgamento pelo STF e está confiante quanto ao mérito da decisão", diz em nota.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Bancos vão recorrer de decisão do STJ sobre juros dos planos econômicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!