Apucarana

Prefeito lamenta morte do maestro Ivonei Franco

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito lamenta morte do maestro Ivonei Franco
fonte: Foto: Arquivo Pessoal
Prefeito lamenta morte do maestro Ivonei Franco

Apucarana perdeu na noite de ontem (14/05), o músico Ivonei Franco dos Santos, 58 anos, que desde o início de 2013 respondia pelo cargo de maestro da Banda Municipal Maestro João Florindo. A morte foi confirmada por equipe do Samu, na residência da família, situada na esquina das ruas Clóvis da Fonseca e Nagib Daher.

continua após publicidade

 Um médico do Samu relatou que o músico teve parada cardíaca, em conseqüência de um infarto fulminante. Já no final da noite desta quarta-feira a notícia ganhou repercussão no Facebook, depois de postada pelo seu próprio filho do maestro, Ronei Franco.

O prefeito Beto Preto anunciou que Apucarana está de luto e manifestou seu pesar e condolências aos familiares, lamentando a morte do amigo Ivonei Franco dos Santos. “Músico por toda sua vida, tive oportunidade de conhecê-lo há 35 anos quando ele era Instrutor da Banda Marcial do Colégio São José de Apucarana”, lembrou.

continua após publicidade

Segundo Beto Preto, por si só, quem toca Piston e é adepto do ciclismo, pode ser considerado atleta. “Mesmo assim, infelizmente, o nosso querido maestro partiu no dia de ontem”, comentou. 

O prefeito revelou ainda que em abril, ele e a secretária de educação, Marli Fernandes da Silva, começaram a discutir com o maestro Ivonei a criação de uma Fanfarra, integrada por alunos das escolas municipais. “Que Deus na sua infinita bondade acolha o Ivonei e conforte a sua família”, manifestou Beto Preto.

Ivonei Franco dos Santos atuou por 32 anos (1977/2009) como servidor público municipal, na função de músico. E, em 2013, já aposentado, foi convidado a ocupar o cargo de maestro da Banda Municipal. Nos últimos anos, Ivonei também atuava na Orquestra Kairós, da Igreja Assembléia de Deus, participava de um grupo de ciclismo rural e do Cobra Moto Clube.

continua após publicidade

Orisvaldo Cézar, dirigente da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap), destaca que “Ivonei Franco era um maestro moderno, sempre buscando novos repertórios, sempre elevando o nível técnico da Banda Municipal e, por conta deste trabalho, recebia muitos convites para apresentações em todo o Estado”.

Orisvaldo lembra ainda que Ivonei Franco foi professor de música em várias instituições e era um respeitado instrutor, tendo sido responsável pelas fanfarras do Colégio São José, Colégio Estadual Nilo Cairo e da Guarda Mirim.

O corpo do maestro Ivonei Franco dos Santos está sendo velado na Capela Mortuária Municipal e o sepultamento acontece às 17 horas.