MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Escolas devem informar famílias de alunos sobre reposição de aulas

A Secretaria Estadual da Educação orienta os pais ou responsáveis por alunos a procurarem a escola do filho para esclarecimentos sobre o calendário de reposição de aulas. Os 32 Núcleos Regionais de Educação verificarão o plano de reposição das escolas ond

Da Redação

·
Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, no Tatuquara. Alunos voltam às aulas depois da greve dos professores.Curitiba, 05-05-14. Foto: Hedeson Alves/SEED
Icone Camera Foto por
Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, no Tatuquara. Alunos voltam às aulas depois da greve dos professores.Curitiba, 05-05-14. Foto: Hedeson Alves/SEED
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2014, 14:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:15:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Estadual da Educação orienta os pais ou responsáveis por alunos a procurarem a escola do filho para esclarecimentos sobre o calendário de reposição de aulas. Os 32 Núcleos Regionais de Educação verificarão o plano de reposição das escolas onde as atividades foram suspensas devido à paralisação do Sindicato dos Professores.

O plano de reposição da escola, aprovado pelo Núcleo, deve ficar em local visível na escola para que todos tenham conhecimento. Os representantes dos Conselhos Escolares, grêmios estudantis e Associações de Pais, Mestres e Funcionários também devem acompanhar o cumprimento legal da reposição que será feita na escola.

A Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB) determina, no mínimo, 800 horas distribuídas em pelo menos 200 dias letivos. A reposição do dia precisa ser com a presença do aluno na escola.

USO DE FERIADOS - Mesmo que implique em uma defasagem entre o ano letivo e o ano civil, a reposição dos dias letivos deve ser garantida. Pode-se avaliar o uso de feriados, recesso, sábados e domingos para se trabalhar com os alunos.

A reposição apenas de conteúdo para os alunos, com atividades de pesquisa, por exemplo, não contam como dia letivo, mas atividades para cumprir o currículo. As escolas não podem utilizar os mesmos dias já previstos no calendário escolar.

AULA NORMAL – Mesmo com a paralisação, em mais de 400 escolas as aulas transcorreram normalmente. Para estes professores não haverá reposição de aula. O mesmo acontece com os funcionários que trabalharam sem interrupção.

Caso a escola não garanta o atendimento adequado a respeito da reposição, a comunidade escolar pode entrar em contato com a Ouvidoria do Núcleo Regional de Educação, ou pelo telefone 0800419192 ou pelo e-mail: ouvseed@pr.gov.br .

SEM PREJUÍZO – As famílias de alunos da rede estadual de educação já estão procurando as escolas para informações sobre a reposição das aulas. Eliane Batista do Prado, mãe de uma aluna do 9º ano do Colégio Estadual Guilherme Maranhão, de Curitiba, foi em busca de informações. “O aluno não pode ser prejudicado”, disse ela.

Osvaldo Antunes de Lima contou que a filha do 8º ano ficou uma semana sem aula. “Sem aulas, perdi trabalho e atividades”, disse Ana Alice de Lima, filha de Osvaldo. No Colégio Guilherme Maranhão, o diretor Antonio Mendes de Melo está organizando o calendário de reposição. “Com as atividades normais, estamos elaborando o calendário de reposição que contará com aulas nos sábados”, explicou o diretor.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Escolas devem informar famílias de alunos sobre reposição de aulas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!