Apucarana

Geógrafo é efetivado na Secretaria de Meio Ambiente em Apucarana

Da Redação ·
A solenidade de posse aconteceu no salão nobre da prefeitura e reuniu além de vereadores e secretários municipais
fonte: Foto: Edson Denobi
A solenidade de posse aconteceu no salão nobre da prefeitura e reuniu além de vereadores e secretários municipais

Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, e doutorando em Geografia e Meio Ambiente, o geógrafo Éwerton de Oliveira Pires foi efetivado nesta sexta-feira (02/05), pelo prefeito Beto Preto (PT), como secretário de Meio Ambiente em Apucarana. Superintendente da pasta desde o início do mandato, ele já vinha ocupando o cargo de secretário interinamente desde março com a saída do titular Itamar Gomes de Oliveira, que atendendo a um pedido do prefeito retornou à diretoria da Cooperativa Mista de Trabalho e Produção de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap).

continua após publicidade

A solenidade de posse aconteceu no salão nobre da prefeitura e reuniu além de vereadores e secretários municipais, autoridades estaduais como o chefe do escritório Regional Londrina do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Raimundo Maia Campos Júnior, o Ceará, e a chefe regional da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Nalu Lourençon.

Destacando o trabalho realizado por Itamar Gomes de Oliveira, o qual classificou de “pessoa diferente” por estar sempre pronto a atender chamados que envolvem grandes missões, Beto lembrou que Oliveira foi responsável pela reestruturação da secretaria. “Não foi fácil. Quando assumimos a prefeitura ele pegou o meio ambiente com apenas dois servidores. Os demais 29 eram comissionados e, consequentemente, saíram na troca de governo. Não havia nenhum arquivo, memória de nada. Com afinco e junto com sua equipe foi fazendo, e no tempo que ficou à frente da secretaria implantou grandes medidas. Até ser agora chamado para retornar à Cocap e fazer de Apucarana exemplo na coleta seletiva”, disse o prefeito.

continua após publicidade


Ao empossar Éwerton, Beto destacou sua capacidade e profissionalismo desde o início da gestão, e a postura enquanto interino. “Peço que agora, chamado a campo como efetivo, coloque a Secretaria ainda mais como prioridade total. Como agente político, está investido no cargo em nome do prefeito, que foi eleito pelo voto da população, e tem da mesma forma a responsabilidade do mandato, devendo estar à disposição da cidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 12 meses por ano. Que com o seu exemplo possa contagiar toda a equipe e juntos fazermos mais por Apucarana”, pediu Beto.


Ciente dos desafios que tem pela frente, o novo secretário destacou a abertura de trabalho dada pelo prefeito. “Muitos prefeitos não têm uma visão profunda da relevância da administração estar ao lado das questões ambientais. Aqui em Apucarana o prefeito dá enfoque, pede esforço e possibilita que trabalhemos com grande liberdade em prol do desenvolvimento das políticas ambientais necessárias. Quero agradecer também a apoio de toda a equipe de governo (secretários), dos vereadores. Podem ter a certeza de que juntamente com a minha equipe, vou desempenhar as obrigações com maior esforço para que os resultados sejam satisfatórios”, disse Éwerton, citando como exemplos de projetos em andamento a criação de duas unidades de conservação (Ubatuba/Dourados e Parque das Araucárias), implantação do programa Parque Escola na Unidade Colônia Mineira, municipalização da fiscalização e emissão de licenciamentos ambientais.


Presente no ato, o ex-secretário Itamar Gomes de Oliveira agradeceu ao prefeito a oportunidade de ter comandado a pasta por pouco mais de um ano, elencou algumas de suas principais realizações e fez questão de avalizar o nome de Éwerton. “Espero ter correspondido à confiança. Mesmo com as dificuldades iniciais realizamos grandes ações. Quanto ao novo secretário, só posso desejar sorte, que é algo que vem junto com a capacidade de fazer as coisas. E isto o Éwerton tem de sobra. É um companheiro muito capacitado, que estuda bastante e consegue colocar em prática suas ideias. Ele é a pessoal mais qualificada e capacitada que já conheci no trabalho na área ambiental. A sua escolha para ocupar este cargo dá segurança para a nossa cidade, pois o meio ambiente é uma área complexa de atuar”, disse Itamar.

continua após publicidade


Para o chefe do escritório Regional Londrina do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Raimundo Maia Campos Júnior, o Ceará, a escolha do novo secretário apucaranense é positiva por vários aspectos. “Primeiro porque ele faz parte da equipe do meio ambiente desde o início do mandato. Tem conhecimento, envolvimento e comprometimento. Apucarana está de parabéns pela escolha de pessoa de grande capacidade. Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da saúde e da qualidade de vida de todos os munícipes”, disse Ceará, destacando que muitos males que acometem a sociedade hoje são originados de maus-tratos ao meio ambiente. “Apucarana pode continuar contanto com a parceria do IAP”, concluiu.


Representando o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Antônio Caetano de Paula Júnior, a chefe regional Nalu Lourençon, também parabenizou Apucarana pela efetivação de Éwerton. “Trago a todos um abraço do nosso secretário e a mensagem do desejo da secretaria estadual em continuar junto com a cidade no desenvolvimento de parcerias”, disse.


Em nome dos demais vereadores presentes, o presidente da Casa de Leis, José Airton Deco de Araújo, também parabenizou ao prefeito Beto Preto pela nomeação. “Conheço o Éwerton há algum tempo. Ele chegou aqui quietinho e como um grande profissional mostrou que veio para ajudar a cidade. Ele é uma pessoa de caráter, técnico, que vai dar grandes resultados. O Itamar deixou a secretaria andando para que o Éwerton possa fazer ainda muito mais. Outra uma vez o prefeito acertou”, concluiu Deco.