Apucarana

Operação fiscaliza hidrantes da cidade

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Operação fiscaliza hidrantes da cidade
fonte: Foto: Arquivo
Operação fiscaliza hidrantes da cidade

Desde o começo da semana uma operação realizada em parceria do Corpo de Bombeiros com a Sanepar está realizando uma fiscalização nos hidrantes de Apucarana.

De acordo com o Tenente Dubas do Corpo de Bombeiros, há cerca de 100 hidrantes na cidade – contando os subterrâneos e os em formato “torre” – todos os equipamentos em áreas estratégicas, como áreas comerciais e próximas a hospitais, serão vistoriados. “Serão vistos aspectos como a pressão e vazão de cada hidrante assim como defeitos que as peças possam ter. A ideia é mapear a cidade e ter uma ideia de hidrantes operacionalmente viáveis ou não” cita o tenente. Segundo ele, o processo é demorado, conseguem vistoriar em média dois hidrantes por dia. A operação ainda pode ser “pausada” caso apareça  alguma emergência que precise ser atendida com urgência. Logo, não há previsão definida para concluir a fiscalização. Cerca de 10 hidrantes foram vistoriados até o momento, sem maiores problemas.

continua após publicidade

Toda a operação é baseada na NPT-034 uma normativa que padroniza e orienta as ações de trabalho e segurança do corpo de bombeiros da cidade. Além das fiscalizações são previstas medidas a longo prazo, como criação de espaços de estacionamento exclusivos para veículos da corporação, além de ações de planejamento como direcionamento do fluxo de água (administrado pela SANEPAR) para regiões com mais necessidade.