Apucarana

Apucarana reativa programa escolar de prevenção à cárie

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana reativa programa escolar de prevenção à cárie
fonte: Foto: Profeta
Apucarana reativa programa escolar de prevenção à cárie

Dentro da política de qualificação das ações de saúde pública junto à população, o Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME), oficializou nesta terça-feira (29/04), em ato no salão nobre do prédio da Prefeitura de Apucarana, a retomada do programa de Saúde Bucal “Bochecho com Flúor”. A iniciativa, tida como uma importante estratégia de prevenção do aparecimento da cárie, vai beneficiar 6,5 mil crianças na faixa etária de 6 anos matriculadas nos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Ao apresentar detalhes da estratégia de reativação do programa em Apucarana, o diretor do Departamento de Odontologia da AMS, Dr. Emidio Alberto Bachiega, enalteceu os resultados traçados para o município e lamentou que a atividade – que surgiu e teve forte presença nas escolas, sobretudo, na década de 80 – foi sendo gradativamente esquecida. “Por determinação do nosso prefeito Beto Preto estamos retomando com força total o bochecho com flúor, pois é uma ação que apresenta excelentes resultados, com custo benefício muito bom”, observou.

De acordo com ele, levantamentos oficiais apontam que, aliado a uma boa higienização, o bochecho reduz o surgimento de cárie em até 70%. “Só o bochecho com flúor reduz em até 35% as cáries, mas é sempre bom ressaltar que se deve aliar uma boa higienização (escovação) e visitas periódicas ao dentista”, ponderou Bachiega. Ele também falou mais sobre as propriedades do flúor, que tem ação bactericida. “Ele contribui para a eliminação da flora bacteriana que as crianças têm na boca, também aumentam a capacidade de resistência do esmalte, deixando os dentes mais fortes, tendo ainda função cariostática, ou seja, a ação do bochecho com flúor faz com que a cárie pare de crescer”, concluiu o diretor da AMS.

O prefeito Beto Preto (PT) explica que a atividade de bochecho vai acontecer semanalmente nas escolas e, para que o programa obtenha o efetivo resultado, conclamou os profissionais da Saúde e da Educação para que se empenhem na aplicação do programa. “Todo material necessário será disponibilizado, peço que seja utilizado. Para tanto conto com a dedicação de nossas diretoras e coordenadoras de escolas, professores e equipes de Saúde Bucal. O sucesso deste programa passa por todos vocês”, disse Beto. Ele também solicitou que todos os meses os relatórios das atividades sejam encaminhados dentro do prazo para que as equipes de supervisão possam tabular e acompanhar os resultados. “Vamos cobrar”, pontuou.

Beto traçou ainda uma linha histórica do programa no Brasil, salientando que nas décadas de 70 e 80, a regra na Saúde Pública para os adultos era a extração dos dentes. “Para as crianças foi implantado o bochecho com flúor, que reduziu ferozmente as cáries. Mas infelizmente nos últimos 25 anos, esta ação caiu em uma zona de conforto, e o programa declinou”, lamentou Beto.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, disse que no que depender dos profissionais da Educação, a causa já está abraçada. “Em parceria com a Saúde vamos trabalhar para fazer bem feito, pois quem ganhará com isso serão nossas crianças, nossa cidade”, disse.

Nos próximos dias será nomeado um Comitê Gestor do programa de Bochecho com Flúor na Escola. “Os membros serão responsáveis pela elaboração de ações estratégicas”, disse o prefeito Beto Preto. Para auxiliar na aplicação do programa, as escolas vão contar com a assessoria das equipes do Programa de Saúde Bucal. “Elas estão presentes em unidades básicas de saúde próximas das escolas”, destacou Dr. Emídio Bachiega, diretor do Departamento de Odontologia da AMS. Por fim, o prefeito Beto Preto pediu aos odontólogos da autarquia que procurem estar sempre presentes nas instituições de ensino, “realizando atividades de transmissão de informação, técnicas de higienização e escovação”.

continua após publicidade