Apucarana

Mais de 600 tocos já foram retirados das calçadas em Apucarana

Da Redação ·
Mais de 600 tocos já foram retirados das calçadas em Apucarana (Foto: Divulgação)
fonte:
Mais de 600 tocos já foram retirados das calçadas em Apucarana (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Apucarana, por intermédio de empresa terceirizada, retirou 643 tocos de árvores situadas em calçadas de ruas e avenidas, em vários pontos da cidade. Trata-se de espécies impróprias para o perímetro urbano, que estavam condenadas e poderiam cair, provocando acidentes ou danos. O trabalho também vem melhorando a acessibilidade, principalmente aos portadores de necessidades especiais.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que a iniciativa tem a aprovação popular e conclama os moradores a darem sequência no trabalho. “Com a eliminação dos tocos e das raízes, os proprietários de domicílios comerciais e residenciais podem providenciar a restauração da calçada. Com isso, vamos dispor de passeios mais seguros para os pedestres e propiciar um visual melhor no centro e em vários bairros”, argumenta Beto Preto.

O contrato foi celebrado entre o Município e a SK Coleta de Entulhos Ltda – vencedora do processo licitatório - no final de outubro de 2013 e tem validade por 12 meses. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Obras, o contrato é no valor total de  R$ 149 mil, estabelecendo o limite de até 2.000 destocas. “O trabalho vem chamando a atenção de cidades da região. Recebi ligações de várias prefeituras, pedindo informações de como funciona o serviço”, informa Wagner Kreb, proprietário da empresa.

De acordo com ele, o serviço de desbaste (destoca) é feito em árvores que há muitos anos foram cortadas. “Fazemos uma média de 10 destocas por dia, mas isso depende muito do lugar, do movimento existente e se há muitos carros estacionados”, observa, salientando que os pedidos para a execução do serviço devem ser feitos diretamente na Secretaria Municipal de Obras.

continua após publicidade