Apucarana

Apucarana apresenta projetos para agricultoras

Da Redação ·
Entre os projetos específicos que serão desenvolvidos estão os de informática e economia solidária
fonte: Foto: Edson Denobi
Entre os projetos específicos que serão desenvolvidos estão os de informática e economia solidária

Cada vez mais as mulheres exercem o papel de protagonistas nas propriedades rurais e, diante disso, a Prefeitura de Apucarana quer desenvolver projetos específicos. Através de uma parceria entre as secretarias municipais da Agricultura e da Mulher e Assuntos da Família, várias ações serão direcionadas para as mulheres do campo. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (14/04), em reunião realizada na Secretaria da Agricultura e que contou com a participação de cerca de 50 mulheres.

De acordo com o secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, elas já desempenham um papel importante na gestão da propriedade e a reunião teve o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas atualmente no setor e as que estão sendo planejadas. “Discutimos os rumos da agricultura e possibilidades de inseri-las ainda mais, oferecendo cursos que venham ao encontro das suas necessidades”, afirma Fonseca.

O secretário destacou o projeto de fruticultura que será colocado em prática a partir deste ano em Apucarana. “Só que não adianta produzir de forma isolada. Por isso, estamos incentivando a participação na Cooperativa Familiar Agroecológica de Apucarana, que está sendo criada”, frisa.

Segundo a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, entre os projetos específicos que serão desenvolvidos estão os de informática e economia solidária. “Temos o caso de agricultoras que compraram o computador e não sabem usá-lo. Também pretendemos fortalecer a união, a cooperação e o trabalho em grupos de produção, visando a geração de renda para as mulheres do campo”, assinala Denise.

Além da participação dos secretários municipais e de técnicos das duas pastas, a reunião contou ainda com a presença da vereadora Aurita Bertoli, representando o Legislativo.

continua após publicidade