Apucarana

Diocese inicia hoje comemorações do Jubileu de Ouro

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Diocese inicia hoje comemorações do Jubileu de Ouro
fonte: Foto: Arquivo
Diocese inicia hoje comemorações do Jubileu de Ouro

A Diocese de Apucarana celebra hoje a Missa de Abertura do Ano Jubilar na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A celebração integra programação em comemoração aos 50 anos que a unidade cristã completará em 2015. Com início às 19h30, a missa será celebrada pelo bispo Dom Celso Antônio Marchiori e concelebrada por todos os padres e diáconos da Diocese.

continua após publicidade
confira também

Após a missa, haverá uma jornada de adoração e confissões, com encerramento previsto em celebração amanhã, às 19 horas, na Catedral. A Diocese promove ainda “24 Horas para o Senhor”, que será realizado por todas as igrejas católicas do mundo, atendendo ao pedido do Papa Francisco.

O atual bispo, Dom Celso Marchiori é o quarto da Diocese de Apucarana. O primeiro, Dom Romeo Alberti, foi responsável pela instalação, em março de 1965. Seu sucessor foi Dom Domingos Gabriel Wisniewski, que esteve a frente da unidade cristã até 2005. O terceiro eleito Dom Luiz Vicenzo Bernetti atuou em Apucarana até 2009, quando tornou-se bispo emérito. Atualmente reside no Seminário Santo Agostinho no Rio de Janeiro (RJ).

continua após publicidade

A unidade cristã conta com 84 presbíteros, sendo 74 diocesanos e 09 religiosos (de três congregações: Josefinos, Capuchinos e Palotinos) e 1 Ucraniano. O corpo eclesiástico atua em 65 paróquias espalhadas em Apucarana e outros 35 municípios.