MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Pessoa física pode doar parte do Imposto de Renda ao CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lembra que as pessoas físicas também podem doar parte do Imposto de Renda, para posterior destinação social. Em Apucarana, a entidade cadastrada junto à Receita Federal para receber ess

Da Redação

·
De acordo com Caio Salinet, presidente do CMDCA, o primeiro prazo expirou no dia 31 de dezembro
Icone Camera Foto por Foto: PROFETA
De acordo com Caio Salinet, presidente do CMDCA, o primeiro prazo expirou no dia 31 de dezembro
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.03.2014, 16:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lembra que as pessoas físicas também podem doar parte do Imposto de Renda, para posterior destinação social. Em Apucarana, a entidade cadastrada junto à Receita Federal para receber esses recursos é o CMDCA. A doação pode ser feita somente por aquelas pessoas que optarem pela declaração completa do IR, podendo chegar até a 3% do valor devido.

De acordo com Caio Salinet, presidente do CMDCA, o primeiro prazo expirou no dia 31 de dezembro, quando o percentual que poderia ser doado era maior: 6%. “Agora, de acordo com normas da Receita Federal, o percentual é de 3% e o prazo vai até o dia 30 de abril”, esclarece.

O primeiro passo para fazer a doação é definir o tipo de declaração (completa ou simplificada). Caso for completa, a pessoa responsável pela declaração deve preencher os dados e fazer o cálculo do imposto devido, sobre o qual será aplicado o percentual de 3%. “Depois, no campo Doações para o Fundo Municipal da Criança, a pessoa deve escolher o Fundo de Apucarana. Na sequência, ela vai informar o valor que será doado e gerar o boleto para pagamento”, explica Salinet.
Já as empresas podem doar ao longo do ano, o que pode ser feito trimestralmente ou gerando um único boleto. “As pessoas jurídicas podem doar até 1% do Imposto de Renda, desde que estejam enquadradas na apuração do lucro real”, observa. As doações – sejam de pessoas físicas ou jurídicas – são depositadas na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é gerido pelo CMDCA.

Somadas as doações até 31 de dezembro, o CMDCA recebeu R$ 110 mil através do Imposto de Renda, recursos que serão destinados a entidades sociais cadastradas junto ao conselho. “Parte delas foi doação casada, ou seja, quem doou já indicou a entidade que será beneficiada. Mas, para acessar os recursos, é preciso que as entidades apresentem um plano de trabalho e posteriormente assinem um convênio com o Conselho e que também precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores”, esclarece.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Pessoa física pode doar parte do Imposto de Renda ao CMDCA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!