Apucarana

Procon de Apucarana orienta na compra de material escolar

Da Redação ·
Procon do Paraná orienta na compra de material escolar - (Divulgação)
fonte:
Procon do Paraná orienta na compra de material escolar - (Divulgação)

Tendo em vista a aproximação do início das aulas nos níveis fundamental, médio e superior, o Procon de Apucarana divulgou hoje (8)  dicas para auxiliar o consumidor nas compras. Todos devem atentar-se em alguns pontos para realizar a compra do material escolar. Confira as recomendações do írgão de defesa do consumidor.
 

continua após publicidade
confira também



1- O caminho para amenizar o custo e evitar problemas, é: fazer uma boa pesquisa de preços e ter cautela na hora da escolha dos produtos. Assim é possível garantir a segurança da criançada e a economia no bolso dos pais.

2- De acordo com a Lei 12.886/2013 não pode ser incluso, na lista, materiais de uso coletivo como itens de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, por exemplo. Em caso de papel, só pode ser pedida uma resma por aluno, quantidades acima disso são consideradas abusivas. 

3- A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra. Também é abusiva a cobrança de taxa de material escolar sem a apresentação da lista. A escola deve informar quais itens devem ser adquiridos por pais ou responsáveis,

4- Algumas instituições de ensino utilizam apostilas, assim, de acordo com as orientações do Procon, somente para este item pode haver exigência de compra em determinados estabelecimentos ou na própria escola.

5- O ideal é que o consumidor verifique o preço da lista completa em várias lojas antes de efetuar a compra. Se compensar, o consumidor pode comprar os itens separadamente, seguindo os melhores preços. Além de fazer o levantamento em lojas físicas, também vale a pena consultar as lojas virtuais. 

6- Exija sempre a nota fiscal, pois ela viabiliza a realização de eventuais trocas ou reclamações junto aos órgãos de Defesa do Consumidor.

7- Fique atento, pois preço não é tudo. É muito importante estar alerta à compra de produtos adequados e seguros. As embalagens deverão conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, a composição, as condições de armazenagem e o prazo de validade. Nem sempre o sofisticado ou aquele com o personagem favorito do seu filho é o mais indicado.

8- Evite o movimento de última hora, vá as compras mais cedo e compre com calmaria.

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1 – Centro - CEP: 86800-230 - Apucarana-PR
TELEFAX:(43) 3425-2034 - 0800-643-6400
e-mail: procon@apucarana.pr.gov.br