A comunidade ortodoxa ucraniana de Apucarana celebra o Natal nesta terça-feira (7). Às 19h30 será celebrada uma missa na Igreja Ucraniana Autocefálica, situada à Rua Oreslau Saviski n° 393, em área limítrofe entre o Jardim São Pedro e o bairro da Igrejinha.
Ivan Tchopko, um dos grandes incentivadores da cultura ucraniana em Apucarana e região e possível futuro padre da Igreja Ortodoxa, explica que diferença da data do Natal Ortodoxo em relação ao Ocidente se deve a diferença de calendário adotado. "Os ortodoxos seguem o calendário Juliano e os católicos o calendário Gregoriano, por isso há diferença nas datas", explica.
Ele relata que, basicamente, a celebração é a mesma: o nascimento de Jesus. "O que muda é o rito, pois Igreja Romana segue uma liturgia mais recente, introduzida pelo Vaticano II, e nós, ortodoxos, mantemo-nos fiéis ao rito bizantino, uma liturgia com mais de 1.300 anos. A nossa liturgia é mais dramatizada, é muito cantada, tem muito movimento".
MAIS DIAS - Além dos aspectos litúrgicos, a grande diferença é que a Igreja Ortodoxa mantém-se fiel ao calendário Juliano, criado por Júlio César (em 46 a. C.), que tem mais dias (14) do que o calendário gregoriano, adotado pelos católicos. Daí resulta que o dia 25 de Dezembro (dia de Natal) do calendário ortodoxo corresponde ao nosso 7 de Janeiro.
KOLIADÃ: É quando membros da comunidade visitam as casa de paroquianos com canções natalinas felicitando os membros da residência e desejando que o Menino Jesus abençoe o lar. É uma tradição em ambas as datas - Natal e Páscoa são comemoradas com todo seu ritual religioso.
Ivan Tchopko acrescenta que na Ucrânia e em algumas comunidades ucranianas no Brasil,ainda há o costume de visitar as famílias com um grupo de cantores (kolhidnekê) no período entre Natal até a Teofania (Yordan).
​As koliadás (canções de Natal) vêm de uma tradição muito antiga do povo ucraniano, antes mesmo da cristianização da Ucrânia. Essas canções originaram-se do Festival de Inverno, que acontecia pelo fato de os dias se tornarem mais longos. Esta também era a época de se agradecer pela boa colheita. Com a revelação do cristianismo aos antepassados, a maioria das cantigas (kolhadás) e rituais foram adaptados.
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