MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Câmara de Apucarana aprova reajuste do IPTU em 1ª votação

Com três votos contrários (Antoniassi, Vladimir e Telma Reis), a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou nesta quinta-feira (26) em sessão extraordinária o reajuste di valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2014. Outros 11 projetos de

Da Redação

·
Câmara de Apucarana vota nesta quinta o reajuste do IPTU (Arquivo/Tribuna do Norte)
Icone Camera Foto por Reprodução
Câmara de Apucarana vota nesta quinta o reajuste do IPTU (Arquivo/Tribuna do Norte)
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.12.2013, 14:46:00 Editado em 27.04.2020, 20:20:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com três votos contrários (Antoniassi, Vladimir e Telma Reis), a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou nesta quinta-feira (26) em sessão extraordinária o reajuste di valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2014. Outros 11 projetos de autoria do Executivo Municipal foram aprovados. Outras duas sessões extraordinárias estão marcadas para amanhã (27) e sábado.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), reitera que o reajuste será diferenciado, de acordo com a valorização dos imóveis por região. Serão três faixas de aumento. Na área central, o índice ficará entre 15% e 18%. Nos bairros mais afastados e na periferia, o valor será reajustado com base na inflação, em torno de 6,5%. Já nos bairros mais valorizados da cidade, como o Residencial Cazarin, Jardim Europa, Jardim Espanha, e condomínios fechados, entre outros, os valores ainda serão definidos pela Prefeitura. Conforme o prefeito, o motivo desse reajuste diferenciado é reverter um quadro, chamado por ele, de “injustiça fiscal”.

De acordo com Beto Preto, existem no município imóveis com valor venal baixíssimo e que não condizem com o valor do mercado. Por isso, foi delimitada uma área central onde o reajuste do IPTU ficará entre 15% e 18%. “Esse é o valor que nós apuramos que não foi reajustado na gestão de Valter Pegorer (ex-prefeito de Apucarana) e que, inclusive, se tornará ação judicial. O reajuste vai ser maior no centro porque esta região tem mais serviços: mais iluminação, mais coleta de lixo, mais linhas de ônibus, entre outros”.

continua após publicidade
confira também



Já os bairros da periferia de Apucarana e com menos valorização imobiliária sofrerão reajuste com base na inflação, em torno de 6,5%. “Temos que fazer justiça fiscal. Estamos tentando, com essas medidas, eliminar algumas discrepâncias históricas na arrecadação do IPTU. Nós temos em Apucarana pessoas sem condições pagando muito e outras com mais condições pagando pouco”, disse Beto Preto. A Prefeitura se baseou no documento final elaborado na 5ª Conferência das Cidades para realizar as alterações.

O que ainda falta definir, segundo Beto Preto, é a situação de cerca de 15 bairros que não ficam no centro mas cujos valores imobiliários são mais altos. É o caso de bairros como o Residencial Cazarin, os Jardins Espanha e Europa, e condomínios fechados.


Leia mais na edição de sexta-feira (27) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de Apucarana aprova reajuste do IPTU em 1ª votação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!