MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Trote no Samu vai virar ação criminal em Apucarana

O Ministério Público (MP) quer punir quem passar trotes ao Serviço Móvel de Urgência (Samu), em Apucarana. A Promotoria de Defesa da Saúde Pública já tem em mãos dois relatórios providenciados pela coordenação geral do órgão. O objetivo é identificar e in

Da Redação

·
O Ministério Público (MP) quer punir quem passar trotes ao Serviço Móvel de Urgência (Samu), em Apucarana (Delair Garcia, da Tribuna do Norte)
Icone Camera Foto por
O Ministério Público (MP) quer punir quem passar trotes ao Serviço Móvel de Urgência (Samu), em Apucarana (Delair Garcia, da Tribuna do Norte)
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2013, 10:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público (MP) quer punir quem passar trotes ao Serviço Móvel de Urgência (Samu), em Apucarana. A Promotoria de Defesa da Saúde Pública já tem em mãos dois relatórios providenciados pela coordenação geral do órgão. O objetivo é identificar e intimar os autores criminalmente.

De acordo com o levantamento, desde janeiro, foram 2.691 ligações mal intencionadas. O índice corresponde a 8% das 29.559 ocorrências atendidas pelo órgão de emergência neste ano. Contudo há épocas em que o problema é maior. Só em novembro, o Samu recebeu 520 trotes cujas ligações foram feitas de 245 números diferentes. Nos registros da central é possível verificar, por exemplo, 175 ligações realizadas por um mesmo número de celular.

continua após publicidade
confira também



“Pedi a instauração de inquérito para solicitar as companhias telefônicas informações sobre os titulares desses números para identificar quem são as pessoas que atrapalham o andamento dos trabalho. Os autores serão intimados e, provavelmente, devem responder por perturbação de trabalho além de ressarcir o órgão em casos onde houve deslocamento de equipe”, salienta o promotor Vilmar Fonseca.

“O Samu de Apucarana conta com três ambulâncias de socorro. Sendo assim, se uma delas for desviada para um trote, o atendimento fica comprometido”, observa o coordenador geral, médico José Ruy Conde Alves.

Outro problema é o congestionamento das linhas. A central de Apucarana repassa ocorrências às unidades de todos os municípios que integram a 16ª Regional de Saúde. “São duas linhas para atender a demanda. Uma terceira ligação de alguém que realmente precise de socorro pode não ser atendida”, analisa Alves. Em uma situação onde haja uma pessoa com parada cardíaca, por exemplo, é imprescindível o envio imediato de uma equipe, pois, a cada 1 minuto de demora, o paciente perde 10% de chances de sobreviver.

O coordenador de enfermagem Miquéias Romagnolo, constatou que parte das ligações são realizadas por crianças, em horário de início e término das aulas, geralmente de telefones públicos. “Estamos fazendo trabalhos de conscientização através de apresentações do Samu nas escolas, fazendo com que as crianças conheçam os serviços prestados e passem a respeitar o órgão”, destaca.

Contudo, muitos adultos discam o número de emergência 192 para ofender os atendentes e informar falsas ocorrências. As ligações são realizadas, sobretudo, de aparelhos celulares no período da noite e durante a madrugada.



CRIME
Passar trote é crime previsto na lei estadual 17.107/12. A punição prevista para quem atrapalhar os serviços públicos de emergência multa de R$ 135,78, pela prática de uma falsa chamada, e deverá ser pago pelo responsável pelo número telefônico que fez o acionamento indevido para remoções médicas, resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento a desastres, sendo que o reincidente sofre outras penalidades.
Em Apucarana, entretanto, nunca ninguém foi multado por conta da legislação sancionada no ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trote no Samu vai virar ação criminal em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!