MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

MEC suspende 26 cursos superiores no Paraná

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu os vestibulares de 26 cursos de graduação em 12 municípios do Paraná. A lista inclui o curdo de Administração da Faculdade de Apucarana (FAP). A medida atingiu 270 cursos em todo o país na área de humanas, que fora

Da Redação

·
A lista inclui o curdo de Administração da Faculdade de Apucarana (FAP) (Arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
A lista inclui o curdo de Administração da Faculdade de Apucarana (FAP) (Arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2013, 10:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu os vestibulares de 26 cursos de graduação em 12 municípios do Paraná. A lista inclui o curdo de Administração da Faculdade de Apucarana (FAP). A medida atingiu 270 cursos em todo o país na área de humanas, que foram reincidentes nos resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Diretora geral da FAP, Rosimeire Darc Cardoso, considera a decisão “precipitada e equivocada”. A professora explica que o curso de Administração recebeu nota 2 da comissão avaliadora em dois exames seguidos. Contudo, a última avaliação solicitada atribuiu conceito 3. “Concordo que o curso precisa de melhorias, mas a nota subiu. Caberia apenas a redução de vagas e não a suspensão”, analisa a diretora, citando como exemplo a medida de saneamento imposta pelo MEC quando o curso de Direito apresentou baixo desempenho.

“O curso teve redução de vagas. Porém, após sanarmos os indicativos de problemas e pulamos de 2 para 4. Por isso, no meu entendimento essa medida foi precipitada”, reitera.
Conforme Rosimeire, a instituição ainda não recebeu a notificação. Porém, o departamento jurídico da faculdade foi acionado logo após a publicação das suspensões. O responsável deve tomar as providências legais para recorrer à decisão. “Tivemos vestibular na semana passada e várias pessoas já fizeram suas matrículas. Isso ocorreu antes da divulgação da portaria. A FAP vai recorrer, pois temos que resguardar o direito dos nossos alunos”, afirma.

O curso da Faculdade de Apucarana está entre os 13 de Administração do Paraná penalizados pelo MEC. O restante abrange as áreas de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Telemarketing. Os cursos de Jornalismo e Publicidade suspensos são da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os demais de instituições privadas.

Todos apresentaram reincidência entre as médias 1 e 2. O MEC considera satisfatório o desempenho igual ou acima de 3. A avaliação precisa ser baixa em dois ciclos consecutivos para que haja a suspensão do vestibular, já que, na primeira vez, há apenas notificações e outros trâmites burocráticos.

CONCEITO NO PAÍS
O Conceito Preliminar de Curso reprovou quase 300 cursos em todo o Brasil. No total, 761cursos tiveram resultados insatisfatórios na avaliação, com CPC 1 e 2. No entanto, apenas 270 repetiram a nota na segunda avaliação. O MEC deve determinar as instituições notificadas um protocolo de compromissos indicando melhorias na composição e regime de trabalho docente, infraestrutura e organização pedagógica dos cursos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "MEC suspende 26 cursos superiores no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!