Apucarana

Fórum e Justiça do Trabalho realizam Semana de Conciliação

Da Redação ·
Fórum e Justiça do Trabalho realizam Semana de Conciliação (Arquivo/TNONLINE)
Fórum e Justiça do Trabalho realizam Semana de Conciliação (Arquivo/TNONLINE)

Começou nesta segunda-feira (2) e prossegue até o dia 6 de dezembro, no Fórum Desembargador Clotário de Macedo Portugal e na Justiça do Trabalho de Apucarana, a Semana Nacional pela Conciliação. Advogados, juízes e partes envolvidas tentam solucionar causas pendentes de maneira amigável. 

O diretor do fórum, juiz Osvaldo Soares Neto, explica que a Semana Nacional pela Conciliação ocorre todos os anos na semana que antecede o "Dia da Justiça" (08 de dezembro).

"Os Tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita" ,explica o magistrado.
 

continua após publicidade
confira também



Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, normalmente, o tribunal faz uma audiência prévia pára sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça.  No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou juízes.

O juiz Osvaldo Soares Neto acrescenta que a Semana Nacional pela Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.