MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana define novo terreno para construção de penitenciária

O número cada vez maior de detentos no Minipresídio de Apucarana e os constantes problemas nos setores carcerários instalados na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) estão provocando resposta do poder público. Recentemente, a Prefeitura de Apucarana ofer

Da Redação

·
Autoridades no novo terreno designado para construção de penitenciária (Delair Garcia, da Tribuna do Norte)
Icone Camera Foto por
Autoridades no novo terreno designado para construção de penitenciária (Delair Garcia, da Tribuna do Norte)
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2013, 09:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número cada vez maior de detentos no Minipresídio de Apucarana e os constantes problemas nos setores carcerários instalados na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) estão provocando resposta do poder público. Recentemente, a Prefeitura de Apucarana ofereceu novo terreno à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju-PR) para construção de um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) com regime fechado e semiaberto. A meta é que a unidade atenda a demanda carcerária do município e da região.

A construção havia sido garantida pela secretaria, no entanto, em junho deste ano, o terreno doado para a obra, na gestão do ex-prefeito João Carlos de Oliveira, foi descartado. “Há um grande interesse em trazer uma penitenciária para Apucarana. Infelizmente foi uma opção da Secretaria de Justiça em não aprovar o outro terreno escolhido pelo o ex-prefeito. Era uma área inviável”, comenta o prefeito Beto Preto.

Segundo ele, um ofício foi encaminhado à divisão de engenharia da Seju, no início do mês. Agora, a secretaria deve disponibilizar técnicos para avaliar o terreno e constatar se o local é adequado para a obra.

continua após publicidade
confira também



Juiz titular da 1ª Vara Criminal e diretor do Fórum, Osvaldo Soares Neto, também participa das tratativas. Ele salienta o estado de emergência nas cadeias de Apucarana e região que, devido a superpopulação carcerária, apresentam riscos de rebeliões e fugas. “A construção do presídio é essencial para Apucarana que o é polo regional do Vale do Ivaí, servindo de suporte para cidades menores na prisão de criminosos. A nossa cadeia não está nas melhores condições, mas acaba sendo mais segura do que outras unidades da região, que também sofrem com o problema de superlotação”, observa o Juiz.

AUTORIDADES APOIAM

O delegado José Aparecido Jacovós, chefe da da 17ª Subdivisão Policial (SDP), parabenizou a iniciativa do poder executivo em doar outra área para a construção da penitenciária. “Essa decisão beneficia a segurança pública, pois a situação do Minipresídio é caótica, basta acompanhar o que vem acontecendo”, afirma.

O Conselho de Segurança (Conseg) entende a importância do complexo como mecanismo de ressocialização. “A violência está grande na cadeia, pois há superlotação e lá não há como promover a ressocialização. Com a penitenciária, a polícia vai poder trabalhar e punir os criminosos, pois terão vagas e a unidade vai promover a regeneração”, salienta a presidente do Conseg, Ana Maria Schmidt.

TERRENO RECUSADO
A construção de uma penitenciária em Apucarana chegou a ser anunciada oficialmente, no entanto a Seju descartou o terreno doado pela Prefeitura em julho deste ano. Na época, a secretaria alegou que a área, na estrada Apucarana/Rio Bom, apresentava um desnível acentuado, o que impossibilitou a utilização do projeto original. A secretaria então adaptou o projeto à realidade do terreno. No entanto, o novo projeto teria ficado caro demais, inviabilizando a construção no local. “O terreno foi avaliado e posteriormente recusado”, relembra o procurador Jurídico Municipal, Paulo Vital.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana define novo terreno para construção de penitenciária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!