Apucarana

10º BPM destaca redução da criminalidade em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia 10º BPM destaca redução da criminalidade em Apucarana
fonte:
10º BPM destaca redução da criminalidade em Apucarana

O comando do 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana divulgou estatística nesta semana relativa ao registro de crimes de diversas naturezas no município nos últimos três meses. A PM informou ainda que vai reforçar o patrulhamento no perímetro urbano no período de final de ano, época em que historicamente as ações de bandidos tendem a aumentar em razão de mais dinheiro injetado na economia com pagamento de 13º salário e festas natalinas. Acompanhado do sargento Daniel Rodrigos de Souza, relações públicas do 10º BPM, o comandante da corporação concedeu entrevista sobre o assunto à Tribuna e ao TNONLINE.

continua após publicidade


De acordo com os números apresentados pela polícia, a criminalidade teve uma redução significativa no período. O comandante do 10º BPM, major Aimoré Nunes Moreira (já promovido a tenente coronel, faltando só a homologação), afirma que desde a sua posse na chefia da corporação, em agosto deste ano, houve uma redução de 35% no tocante ao crimes de roubo na cidade no último trimestre (34 em agosto, 24 em setembro e 22 em outubro). Já os furtos simples (um dos crimes mais comuns) diminuíram 21% no trimestres (agosto 23 - setembro 22 - outubro 18%).

Ainda conforme a estatística divulgada pela PM, os furtos qualificados (com rompimento de obstáculo, buracos em paredes, portas arrombadas, etc) tiveram redução de 18% (agosto 61 - setembro 50 - outubro 50) em Apucarana.
 

continua após publicidade
confira também


"A queda nos registros de crimes de um modo geral, no comparativo dos meses de agosto/setembro/outubro, se deve às constantes operações realizadas em Apucarana pela Polícia Militar. Intensificamos a realização de blitze, o cumprimento de mandados judiciais, arrastões, abordagens de suspeitos em bares e vias públicas, principalmente à noite, e isso tem se traduzido em resultados positivos, com tendência de manutenção dos índices. Quem ganha é a população, pois Apucarana é uma cidade de porte médio, mas com baixo índice de criminalidade", afirma o major Aimoré. 


FINAL DE ANO- Com a meta de reprimir crimes e dar segurança à sociedade apucaranense, a PM vai reforçar o patrulhamento ostensivos na área central e comercial do município no final do ano. 


 "Não apenas pessoas passam pelas checagens, mas também carros e motos. As blitze de trânsito agora são realizadas diariamente", frisa o major Aimoré.
Segundo o oficial, as ações vão envolver os policiais militares de todas as unidades, aumentando o efetivo nas ruas, utilizando em maior escala policiamento em viaturas com duas e quatro rodas, patrulhamento a pé e policiamento no trânsito urbano, somados ao policiamento necessário de urgência, deslocando guarnições para atender ocorrências no município.

continua após publicidade


O major Aimoré recomenda que as pessoas que frequentarem áreas de comércio neste período evitem andar com altas quantias em dinheiro e fiquem atentas a pessoas em situação suspeita. "Usar cartão de crédito é mais seguro, e não andar com bolsas e carteiras à mostra ajuda na prevenção de crimes. É preciso que as pessoas fiquem cada vez mais atentas nessa época do ano", orienta o comandante do 10º BPM.


Realizada há anos, a operação tem como objetivo reforçar a segurança devido à injeção do maior volume de recursos no comércio, principalmente com o uso do 13º salário nas compras de fim de ano. De acordo com a PM, os roubos e furtos são as principais ocorrências registradas neste período.