Apucarana

Sema detecta mais um foco de poluição no Lago Jaboti, em Apucarana

Da Redação ·
Sema detecta mais um foco de poluição no Jaboti, em Apucarana, Fotos: Júnior Tibi
fonte:
Sema detecta mais um foco de poluição no Jaboti, em Apucarana, Fotos: Júnior Tibi

Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) confirmaram nesta quinta-feira (21) a existência de mais um foco de despejo poluentes no Lago Jaboti, em Apucarana. Em vistoria no local, o secretário das pasta, Itamar Gomes de Oliveira, e o superintendente Éwerton Pires, encontraram um local de despejo de poluentes na confluência das Ruas Urânio e Clevelândia. A Sema foi lertada sobre a questão por moradores da região. Eles acrescentaram que a situação já é registrada há três dias.
 

continua após publicidade
confira também



Nesta quinta-feira a água do Lago Jaboti está com um tipo de lodo esverdeado, possivelmente decorrente do despejo de tinta já utilizada por alguma empresa da cidade, conforme suposição do pessoal da secretaria. Agora a Sema vai realizar rastraeamento para localizar e responsabilizar os responsáveis pela poluição ambiental.

O secretário de Meio Ambiente reiterou que o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), determinou rigor na fiscalização no entorno do Jaboti. 


Esgoto - No dia 25 de março deste ano a Sema constatou que um poço de visita da rede de esgoto da Sanepar, situado muito próximo ao lago, estava jorrando esgoto in natura. O forte odor exalado chamou a atenção da vizinhança, próximo ao Lar São Vicente de Paulo, na Avenida Jaboti.

Para o superintendente da Sema, Éwerton Pires, o problema à época foi causado pelo entupimento da rede coletora da Sanepar. 

continua após publicidade

No dia 25 de fevereiro foi registrada mortandade de peixes no Jaboti. Resultado do exame laboratorial apontou como causa a falta de oxigênio na água, provocada por contaminação biológica, semelhante a esgoto sanitário.