Apucarana

Três Reis e José Idésio são tema de oficinas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Três Reis e José Idésio são tema de oficinas
Três Reis e José Idésio são tema de oficinas

História. Para a maioria dos alunos uma matéria cansativa, que exige muita leitura, e que só fala sobre o passado. Certo? O professor Ricardo Mendes, de Apucarana, com certeza, tem uma visão diferente sobre a disciplina e há cinco meses resolveu inovar ao criar um blog com os alunos do nono ano do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira sobre os jovens apucaranenses Antônio dos Três Reis de Oliveira e José Idésio Brianezi, vítimas da Ditadura Militar.

continua após publicidade

A iniciativa ganhou forma após a estudante de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Vanuza Borges, apresentar a proposta ao professor e à unidade de ensino sobre a história local. “Eu já pensava em fazer um jornal, mas a proposta do blog cumpria os objetivos pedagógicos sem o custo que o material impresso teria”, assinala.

Com a ferramenta em mãos, os alunos passaram a aprender de uma maneira diferente. Nesse semestre, após concluir o conteúdo sobre o Regime Militar, o professor levou os estudantes ao laboratório de informática para mais uma aula interativa. No laboratório, os alunos alimentaram o blog com trechos sobre a vida de Antônio dos Três Reis de Oliveira retirados do livro, publicado em 2010 pela Editora Tribuna do Norte, sobre sua vida em Apucarana e militância nos movimentos de resistência à Ditadura Militar. Os livros usados pelos estudantes foram doados pelo irmão de Três Reis, Baltazar Eustáquio de Oliveira.

continua após publicidade

Ao todo, 50 alunos foram contemplados com o livro. De acordo com o professor, a base do estudo e ensino de História é o trabalho com as fontes e a internet possibilita acesso a um grande número fontes orais, escritas, imagens, vídeos, etc.

“Eles precisam escrever, interpretar, duvidar, questionar. O blog pode contribuir para uma aprendizagem mais ativa por parte dos alunos”, entende. Mendes acredita que as novas gerações precisam compreender que muitos direitos de hoje foram conquistados com muito sofrimento. “A história de Três Reis é interessante porque ele morreu lutando pela liberdade e justiça.

Com a oficina, tivemos a oportunidade de conhecer o quanto Três Reis foi importante para a nossa geração”, avalia a aluna Pollyana Beatriz. Para o colega de sala Júlio César Maximiliano, a aula foi esclarecedora. “Eu achei legal esse trabalho porque a maioria do pessoal que estuda aqui no colégio não sabe quem é o cara que eles carregam o nome no peito. Nós do 9º ano tivemos o privilégio de estudar mais sobre ele e entender a sua luta”, destaca.

Na opinião da estudante Késsia Pereira, a aula foi muito interessante. “Ficamos sabendo mais sobre a vida do Antônio dos Três Reis. Lemos um livro sobre a sua vida. Ele foi um exemplo para os estudantes e para mim. Também gostei de escrever partes importantes sobre a vida dele no blog”, diz.