Apucarana

UTFPR inaugura restaurante universitário e bloco com novas salas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia UTFPR inaugura restaurante universitário e bloco com novas salas
fonte:
UTFPR inaugura restaurante universitário e bloco com novas salas

O campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) inaugurou nesta quinta-feira (10/10) o Restaurante Universitário (RU) e o “Bloco M”, que possui 9 salas de aula e 12 laboratórios. As obras entregues somam investimentos de mais de R$ 5,2 milhões e ampliam em  3.419 m2 a área construída da instituição. A solenidade reuniu diversas autoridades, entre as quais o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o deputado federal Alex Canziani, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli e o diretor-geral do campus Apucarana da instituição, professor Aloysio Gomes de Souza Filho.
 

continua após publicidade
confira também



Beto Preto destacou os investimentos feitos pelo Governo Federal no campus de Apucarana, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Quero agradecer à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e à bancada paranaense de deputados, especialmente ao Alex Canziani e ao André Vargas. Esse trabalho conjunto e essa união de forças têm  permitido que sejam liberadas, de forma contínua, emendas para o campus de Apucarana”, assinala.

O deputado Alex Canziani lembrou a trajetória da instituição, desde a implantação do Centro Moda até a transformação, em 2007, em campus da UTFPR. “Com os cursos de engenharia Química, Civil e Elétrica que já estão aprovados, o campus de Apucarana vai ampliar ainda mais o número de alunos, gerando novas oportunidades para Apucarana e região”, assinala.

De acordo com o diretor-geral do campus de Apucarana, a instituição se prepara para, a partir de 2014, duplicar a estrutura existente. “Temos atualmente 8.700 metros quadrados de área construída e vamos fazer a duplicação a partir do ano que vem, com mais 9 mil metros quadrados de área construída”, afirma. 

A UTFPR, única universidade tecnológica federal do Brasil, completou nesta semana 8 anos de criação, chegando a 13 campus espalhados pelo Paraná. O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, afirma que o campus de Apucarana já é uma referência para a região e que, com a expansão e os novos cursos, haverá uma projeção ainda maior. “Será um dos principais campus universitários do Estado e do País”, disse, após citar o curso de doutorado em Engenharia Têxtil e que será o primeiro do Brasil.

OBRAS ENTREGUES – O Restaurante Universitário está sendo construído em etapas e terá 1.140 m2 de área construída. A capacidade inicial é para servir 200 refeições simultâneas, no almoço e jantar, a um valor subsidiado de R$ 2,50.

Já o chamado “Bloco M”, conta com 2.279 m2 de área construída, possuindo 9 salas de aula e 12 laboratórios (informática, formação de educadores, física, química, têxtil e pesquisa). Neste bloco funcionará também o Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação.