Apucarana

Procon de Apucarana soluciona 92,3% das reclamações em setembro

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Procon de Apucarana soluciona 92,3% das reclamações em setembro
fonte:
Procon de Apucarana soluciona 92,3% das reclamações em setembro

Além de 708 atendimentos pessoais realizados neste mês de setembro, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Apucarana (Procon) recebeu 327 reclamações via contato telefônico, com os consumidores sendo orientados e informados sobre seus direitos. No total, no último mês 78 processos administrativos foram iniciados contra fornecedores que não cumpriram com o acordado com o consumidor.

Estas e outras informações fazem parte do relatório mensal produzido pela instituição e divulgado nesta semana pelo coordenador-geral Robson de Souza Cruz. “Fechamos o nono mês do ano com grande sucesso. Dos 1035 consumidores atendidos, 957tiveram suas reclamações resolvidas no próprio Procon, através de acordo junto aos fornecedores pelo canal do SAC - 0800, evitando abertura de processos administrativos”, comemora Cruz.

Em termos percentuais, a produtividade do Procon no mês de setembro representa que 92,3% das reclamações tiveram soluções imediatas. “As poucas pendências estão com trâmite em andamento e, certamente, terão resolução de acordo com o que prevê o Código de Defesa do Consumidor”, esclarece o coordenador.
 

continua após publicidade
confira também



As maiores reclamações no Procon Apucarana no último mês foram com relação aos serviços de telefonia fixa e móvel, com 239 reclamações. Em segundo, assuntos financeiros (Bancos, Financeiras e Cartões de Crédito), com 113 reclamações; terceiro ficou assuntos de comercio local (lojas, supermercados, médicos, faculdades, etc...), com 125 reclamações; seguidos de eletrônicos em geral, com 76 reclamações e compras realizadas on-line, com 35 reclamações.

Audiências – Ainda no mês de setembro, o Procon de Apucarana intermediou audiências conciliatórias e diligências externas, como fiscalização e notificação de agências bancárias pelo descumprimento da Lei Municipal nº 66/2001.

Estrutura - O Procon é o órgão que tem a função de coordenar e fiscalizar as relações de consumo e é  considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão. O Procon Apucarana é composto por  um coordenador-geral que também acumula a função de Fiscal, dois agentes técnicos e dois estagiários.

O contato pode ser feito diretamente na agência, localizada na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 424 (entre a prefeitura e o Complexo Esportivo Lagoão), pelo telefone 3425-2034, ou ainda pelo e-mail proconapucarana@gmail.com.