Apucarana

Richa decreta situação de emergência em Corbélia

Da Redação ·
esteve na cidade e visitou famílias desabrigadas pela chuva
fonte:
esteve na cidade e visitou famílias desabrigadas pela chuva

O governador Beto Richa esteve neste domingo (22/09) em Corbélia e afirmou que vai decretar situação de emergência para o município. A cidade foi atingida fortemente por uma chuva de granizo na última sexta, deixando 80% das residências danificadas.

Em agenda na região Oeste Beto Richa esteve na cidade e visitou famílias desabrigadas pela chuva. “Um triste episódio para a cidade. Mas, tão logo o prefeito me encaminhe amanhã a solicitação, decretarei estado de emergência para agilizar o envio de recursos para a cidade”, afirmou o governador.

C
om o decreto, a prefeitura passará a contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos e terá facilidade no acesso a recursos para a recuperação da cidade.
 

continua após publicidade
confira também



Richa destacou, ainda, a rapidez do atendimento às vítimas. “Tão logo a Defesa Civil foi acionada nossas equipes deram pronto atendimento. Muitas famílias foram atendidas e lonas foram distribuídas”, ressaltou.

C
ORBÉLIA – A chuva de granizo ocorreu perto das 18 horas de sexta-feira e durou cerca de meia hora, danificando residências, lojas comerciais e automóveis. Duas pessoas foram internadas vítimas de descarga elétrica. Dezesseis pessoas se feriram ao tentar colocar lona nos telhados. Não há registro de pessoas feridas pelo granizo.

V
inte e cinco voluntários da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão na cidade para dar apoio às vítimas. Até a manhã deste domingo, mais de 1.500 pessoas haviam sido atendidas. Foram distribuídos mais de 50 mil metros de lona.

F
uncionários da Sanepar trabalham desde o início da manhã de sábado para restabelecer o abastecimento de água na cidade. As chuvas afetaram poços, equipamentos e pontos da rede de distribuição de água no município. A previsão é que a normalização ocorra durante a madrugada de domingo (22).

O Centro de Eventos Leonel Brizola está servindo de abrigo temporário às famílias desalojadas ou desabrigadas. Até o momento uma família se apresentou no local. A Defesa Civil está solicitando doações de alimentos e cobertores. As doações devem ser entregues ou encaminhadas para o Posto de Bombeiro Comunitário de Corbélia, na Avenida São Paulo s/n, ao lado do centro de eventos.

BALANÇO – De acordo com a Defesa Civil, pelo menos outros 23 municípios foram atingidos pelas chuvas de granizo e por fortes ventos. As regiões Oeste e Sudoeste foram as mais prejudicadas. Ao todo cerca de 26 mil pessoas foram afetadas e 6,7 mil residências danificadas.