Apucarana

Encontro destaca papel da mulher na gestão da propriedade

Da Redação ·
Prefeito de Apucarana , Beto Preto, discursa no 20º Encontro da Mulher Rural, na Acea
fonte:
Prefeito de Apucarana , Beto Preto, discursa no 20º Encontro da Mulher Rural, na Acea

Cada vez mais as mulheres são protagonistas no meio rural, encabeçando muitas vezes a gestão da propriedade.  Com o objetivo de compartilhar experiências, adquirir conhecimentos e de celebrar o atual momento, mais de 500 agricultoras participaram nesta quinta-feira (12/09) do 20º Encontro da Mulher Rural. Realizado ao longo do dia, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), o evento reuniu comitivas de 13 municípios da região e diversas lideranças do setor.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou a organização do evento e a capacidade de mobilização das mulheres. “Estamos juntos, unidos, comemorando 20 anos deste evento, olhando para o futuro. Queremos a permanência das famílias no campo e com qualidade de vida. Por isso, precisamos avançar viabilizando mais moradias, recuperando as estradas para escoar a produção e fortalecendo o trabalho dos extensionistas”, assinala, destacando que o evento, realizado desde 1994, é tradicional e faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Na palestra de abertura “A mulher na construção das políticas públicas”, a ex-ministra de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Márcia Lopes, lembrou os investimentos feitos pelo Governo Federal. De acordo com ela, os recursos destinados à agricultura familiar cresceram exponencialmente nos governos dos presidentes Lula e Dilma Roussef, passando da casa dos R$ 100 milhões por ano para R$ 25 bilhões. “Nasci e cresci aprendendo o valor da terra e da produção. Depois, tive a oportunidade de trabalhar em políticas públicas direcionadas para quem vive no campo, setor que de fato gera a riqueza do nosso País”, frisou.

O chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Paulo Sérgio Franzini, afirma que a gestão da atividade rural “nunca foi tão necessária” como agora. “A mulher tem sensibilidade para se adaptar às mudanças. Vemos, com frequência, elas com a caneta e o caderno na mão fazendo a contabilidade”, observa.

A extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e organizadora do evento, Jandira Valmórbida, salienta que as mulheres estão deixando de lado a inibição e são incentivadas a se expressar. Por isso, o 20º Encontro da Mulher Rural teve como pontos altos uma mostra de fotografias com flagrantes de mulheres no meio rural e o painel “Compartilhando Saberes”. “É um momento de encorajamento, em que elas são estimuladas a participar, saindo da retração e quebrando o silêncio”, relata Jandira, citando que o painel tratou de temas como segurança, violência contra a mulher, entretenimento na terceira idade, cultura rural e até moda.

Muitas mulheres participaram das atividades do 20º Encontro da Mulher Rural acompanhadas de seus filhos. É o caso de Adriana dos Santos, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Assuntos da Família no município de Novo Itacolomi. “O meu filho completou um ano neste mês e eu levo ele em todos os lugares. Eu trabalhei no sítio e quero que ele carregue estes valores. Momentos como os de hoje são para a gente curtir e conversar sobre a importância do papel da mulher na no meio rural. Eu conheço famílias em que o marido desenvolve outra atividade e é a mulher quem toca a propriedade”, afirma Adriana, responsável pela mobilização de cerca de 50 mulheres do município vizinho e que vieram a Apucarana.

AUTORIDADES – O 20º Encontro da Mulher Rural é uma promoção do Governo do Paraná, através da Seab e Emater, e da Prefeitura de Apucarana, com parceria da Kowalski, Cocamar, Sicredi, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Diversas autoridades prestigiaram a abertura do evento, entre as quais João Carmo da Fonseca, secretário municipal de Agricultura, Denise Canesin Moisés Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Márcia Regina de Sousa, secretária municipal de Assistência Social, Antônio Kenji Yoshikava, chefe do escritório regional da Emater, Geraldo Maronezi, chefe do escritório local da Emater, Claudomiro Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato Rural Patronal, Benedito Aparecido Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Onide Sardinha, chefe do Núcleo Regional de Ensino e dos vereadores Aurita Bertoli e José Antoniassi. 

continua após publicidade