Apucarana

Fecea abre II Semana da Matemática nesta segunda-feira

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Fecea abre II Semana da Matemática nesta segunda-feira
Fecea abre II Semana da Matemática nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (02/09) e vai até dia 4 de setembro (quarta-feira) a II Semana da Matemática, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).  Nesta edição, será abordado o tema: “O Laboratório de Ensino de Matemática como ambiente de aprendizagem e formação do professor: possibilidades, desafios e perspectivas”. Segundo o professor Fábio Luiz Baccarin, já foram feitas 180 inscrições. “Mas também teremos a presença da comunidade externa como pedagogos e professores da rede pública de ensino”, informa.
 

continua após publicidade
confira também



O início do evento será às 19 horas, com o credenciamento dos participantes. Marcada para as 20 horas, a palestra de abertura será ministrada pelo professor João César Guirado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “Como a Fecea está em vias de construção de um laboratório de matemática, o palestrante falará sobre os desafios, perspectivas e possibilidades desse tipo de ferramenta”, explica Baccarin.

No dia 03, as atividades começam mais cedo. O professor Sérgio Dantas realizará o minicurso “Matemática e Computação: encontros e desencontros”, a partir das 14 horas. Ainda na terça-feira, acontecem as quatro oficinas programadas, com início às 19 horas: 1 – O uso do ábaco e do material dourado no ensino e aprendizagem de matemática (professora Mariana Moran-FECILCAM); 2 – Laboratório de Ensino de Matemática e Jogos:

Algumas Possibilidades (professora Maria Ivete Basniak); 3 – a terceira palestra será proferida pela professora Loreni Aparecida Ferreira Baldini. 4 – Introdução à geometria: construindo poliedros (professor João Francisco Morgado-FECEA).

No encerramento, dia 4, o evento começa às 8 horas com exposição de materiais didáticos, referentes ao “Projeto Matemativa”, da UEM. No decorrer do dia, estão marcados mesa redonda, minicurso e um musical de encerramento, com início às 22 horas. “Na quarta-feira, está agendada a visita de duas escolas da rede pública e duas da rede particular. Os alunos da rede pública participarão de gincana, que mistura descontração e aprendizado”, acrescenta o professor.