MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Jibóia não ficará no Parque das Aves

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), se manifestou preocupado ontem com a grande repercussão que gerou a notícia da presença de uma cobra na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Rua Lapa, próximo à prefeitura. O réptil foi interceptado pelos Cor

Da Redação

·
Jibóia não ficará no Parque das Aves
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2013, 00:21:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), se manifestou preocupado ontem com a grande repercussão que gerou a notícia da presença de uma cobra na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Rua Lapa, próximo à prefeitura. O réptil foi interceptado pelos Correios, em Londrina, quando estava sendo remetido de Guarulhos-SP para Itaguagé, na região de Porecatú (Vale do Paranapanema).

O Município, por meio da Secretaria do Meio ambiente, atendeu uma solicitação do escritório regional de Londrina do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). O secretário Itamar Gomes de Oliveira explicou que o Município recebeu o réptil como fiel depositário, até que se decida qual a destinação será dada pelo órgão.

continua após publicidade
confira também



“Na verdade trata-se de um filhote de jibóia, com seis meses de idade e apenas um metro de comprimento, mas que na fase adulta pode chegar a até 4 metros e pesar cerca de 60 quilos”, comentou o secretário.

Beto Preto revelou que foi procurado por algumas pessoas, que se disseram apreensivas com a presença do animal na Sema. “Me informei sobre toda a situação e decidimos manter a cobra sob os cuidados da Sema, pelo período máximo de três meses, até que o Ibama encontre um local apropriado para ela”, disse o prefeito.

Ele também ponderou que para implantar um terrário no Parque das Aves, seria necessário investir numa estrutura de alvenaria, com parte de blindex para visualização, além de ambiente climatizado e outros cuidados. “Também consideramos que no Parque das Aves não mantemos animais deste tipo e que isso iria destoar do restante”, avaliou o prefeito.

A bióloga Heloísa Helena Beffa Menotti e também o geógrafo Éwerton Pires, ambos da Sema, asseguraram que o réptil é inofensivo e que se alimenta somente de pequenos roedores, uma vez a cada dez dias. “Com apenas seis meses de vida esse filhote de jibóia, provavelmente não iria sobreviver se fosse devolvido agora a uma região que pudesse ser considerada seu habitat”, opinou a bióloga.

Na conversa com os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente o prefeito Beto Preto reiterou que o Município irá devolver a jibóia ao Ibama, após um período de dois a três meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Jibóia não ficará no Parque das Aves"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!