Apucarana

Prefeito anuncia reconhecimento dos cursos da Faced em Apucarana

Da Redação ·

Marcada pelo anúncio do reconhecimento oficial dos cursos oferecidos pela instituição, foi realizada ontem (29), no Cine Teatro Fênix, a formatura de 54 acadêmicos dos cursos de Filosofia, Letras e Pedagogia, da Faculdade Apucarana Cidade Educação (Faced). Na cerimônia, o prefeito Beto Preto também informou que irá apresentar, nos próximos dias, ao Conselho Estadual de Educação, o pedido de renovação do credenciamento da Faced, mantendo as atividades da faculdade.

“Muitas pessoas não acreditavam. Achavam que íamos fechar a Faced, mas vamos fazer um novo vestibular em 2014. Inclusive, vamos propor um novo local para seu funcionamento. Apucarana é muito maior que seus prefeitos”, disse Beto em seu discurso.

O prefeito recebeu das mãos da secretária Especial de Ensino Superior, Marli Regina Fernandes da Silva, uma placa como homenagem da direção e dos formandos da Faced. “Apucarana se sente feliz oferecer uma formatura de verdade para esses 54 acadêmicos. Estamos, com certeza, numa noite histórica. Apesar de todos os momentos de dificuldade, neste momento só podemos agradecer a entrega dos diplomas reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação”, destacou o prefeito, sob os aplausos de professores, formandos e convidados, que lotaram as dependências do Cine Teatro Fênix.

Antes de comunicar oficialmente o reconhecimento dos cursos, o paraninfo das turmas de formandos, José Dorival Peres, membro titular e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, destacou sua participação direta em todos os estágios da Faced. “Tenho uma relação íntima com a Faced, desde a sua gestação até agora, no seu ápice. Trabalhei no aperfeiçoamento do projeto de criação da Faced, e agora, após a regularização de todo o processo, também tenho a honra de anunciar o reconhecimento dos seus cursos”, relatou Peres, acrescentando que se sentia honrado por ser o paraninfo da turma.
 

continua após publicidade
confira também



Na sua mensagem aos formandos, a diretora geral da Faced, professora Cibele Barneze, disse que “a partir de agora, como profissionais, dediquem os vossos talentos e toda inteligência para uma sociedade mais justa, pautados sempre por princípios e valores, e buscando a cada dia o crescimento humano, profissional, a prosperidade do Paraná e da nação brasileira.”

A solenidade de colação de grau teve a aluna de Neuza Andrade de Lima, do curso de Pedagogia, como oradora, e a aluna Maria Aparecida da Costa Tavares, do curso de Letras, conduziu o juramento dos formandos.


“Lutamos para reverter o fechamento da faculdade”, diz Beto

 “Infelizmente, na gestão anterior, acordos firmados com o Conselho Estadual de Educação deixaram de ser cumpridos, prejudicando o processo de reconhecimento dos cursos e, ao mesmo tempo, frustrando os acadêmicos que muito se esforçaram para concluir suas graduações”, comentou Beto Preto, emendando que, “em 15 de fevereiro de 2012, até um pedido de encerramento das atividades da Faced chegou a ser feito pelo ex-prefeito”.

Segundo ele, ainda no período de transição e, depois, no primeiro semestre deste ano, a professora Marli e toda a sua equipe se empenharam para regularizar tudo que estava pendente. “Investimos no acervo bibliográfico, cumprimos a meta de qualificação dos professores e outros requisitos exigidos pelo Conselho Estadual de Educação”, informou o prefeito.

Nos últimos anos, o ex-prefeito trabalhou para fechar a Faced e isso prejudicou os acadêmicos, que estavam se dedicando para crescer em suas carreiras. “Lutamos para reverter esse quadro, depois de ouvir dezenas de acadêmicos, que estavam em vias de perder anos de estudo, com a falta de reconhecimento oficial de seus cursos”, justificou.   

A secretária Marli Regina Fernandes da Silva informou que todas as exigências foram cumpridas e que em inspeção feita pela professora Sônia Sperandio, ficou constatada in loco a regularização de as todas pendências que a Faced tinha com o Conselho Estadual de Educação. “É assim que fazemos educação, com responsabilidade e qualidade”, frisou a secretária.

continua após publicidade