Apucarana

Guarda Municipal recebe armas de choque em Apucarana

Da Redação ·
O taser é uma arma capaz de liberar uma descarga elétrica a fim de imobilizar uma pessoa momentaneamente
fonte: Divulgação
O taser é uma arma capaz de liberar uma descarga elétrica a fim de imobilizar uma pessoa momentaneamente

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), entidade autárquica responsável pela gerência e supervisão da Guarda Municipal, entregou nesta sexta-feira (25/11), às 16 horas, no gabinete do prefeito João Carlos de Oliveir,municipal, armas não letais de eletrochoque, mundialmente conhecidas como “taser”, para os agentes apucaranenses.

continua após publicidade

Bastante burocrático, os trâmites de importação do equipamento ficaram a cargo da empresa Seguritec Desenvolvimento e Tecnologia em Segurança Ltda, de Porto Alegre, representante brasileira da fabricante americana.

continua após publicidade

O investimento foi de R$60 mil, sendo adquiridos 11 kits, que além da taser incluem as munições e o curso de formação do agente. As tasers são são equipamentos 100% gerenciáveis.

continua após publicidade

Ao ser utilizada, a taser registra todos os dados, protegendo o agente de acusações indevidas que por ventura sejam inventadas pelo infrator, mas que também possibilita punir agentes mal intencionados, que usem a taser com abuso.

continua após publicidade

O que é - O taser é uma arma capaz de liberar uma descarga elétrica a fim de imobilizar uma pessoa momentaneamente, constituindo-se assim como uma arma não-letal. Semelhante a uma pistola, a "taser" emite impulsos elétricos similares aos impulsos emitidos pelo sistema nervoso humano, causando uma contração incontrolável do tecido muscular da pessoa atingida. As ondas paralisam a vítima por pelo menos 10 segundos, interrompendo a comunicação do cérebro com o corpo. O dispositivo pode ser utilizado mediante o contato direto do equipamento com o agressor ou pelo lançamento de dardos energizados a uma distância, tarefa facilitada por uma mira laser.

A arma possui um chip de memória que armazena o histórico de sua utilização, possibilitando a identificação de que quem realizou cada disparo e quando isso se deu.