Apucarana

Adolescentes danificam Museu do Café no Pirapó

Da Redação ·
Crédito da foto - Delair Garcia
fonte:
Crédito da foto - Delair Garcia

Neste sábado (10), o Museu do Café localizado no distrito de Pirapó, em Apucarana, amanheceu depredado. Segundo um morador, a ação foi praticada por sete adolescentes que frequentam o local para usar drogas. Ele preferiu não ser identificado pois teme represálias. O grupo pichou paredes e quebrou luminárias, portas e sete janelas do complexo gastronômico, ainda não ativado. Os vândalos ainda arrancaram extintores e colunas do alambrado de proteção e jogaram os objetos na linha férrea. 

Os moradores ficaram revoltados com a situação e exigem atitudes severas das autoridades. “É a relíquia do Pirapó. Tanto trabalho para construir essa obra tão bonita e acontece isso. Todos os moradores colaboraram doando objetos que fazem parte da história de suas famílias que trabalharam a vida toda na lavoura”, comenta dona de casa Neusa Lopes. 

Ela reclama da falta de vigilância no local, que segundo está “totalmente abandonado”. “Antes tinha sistema de alarme, mas foi retirado. Não tem nenhuma pessoa responsável. Era preciso contratar um guarda”.

O eletricista Antônio Augusto chegou no local e não acreditou no que viu. “Não consigo entender porque fizeram isso. Como podem destruir um patrimônio construído com o dinheiro do povo?”, questiona.”Espero que algo seja feito imediatamente. Sendo adultos ou adolescentes os envolvidos devem ser responsabilizados de alguma maneira”, completa o eletricista. 

A Polícia Militar (PM) reuniu informações e saiu em busca dos suspeitos. Até o fechamento desta edição, nenhum dos envolvidos haviam sido localizados. Ontem, dia que a prefeitura não dá expediente, a reportagem não conseguiu contato com o responsável pela unidade. 

Inaugurado em 2012, o Museu Histórico do Café de Apucarana readequou as antigas instalações da estação ferroviária e abriga hoje peças doadas pelas famílias dos pioneiros e proprietários rurais da região. 

continua após publicidade