MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana terá o 2º patronato municipal do Estado

A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos confirmou nesta terça-feira (30 de julho) que Apucarana terá uma unidade do Patronato Municipal. Criado pelo governo do Estado para substituir o Programa Pró-egresso, o patronato funciona atu

Da Redação

·
Prefeito Beto Preso e Márcia Regina de Sousa, secretária municipal de Assistência Social: atenção à ressocialização de ex-detentos
Icone Camera Foto por
Prefeito Beto Preso e Márcia Regina de Sousa, secretária municipal de Assistência Social: atenção à ressocialização de ex-detentos
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.07.2013, 06:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:26:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos confirmou nesta terça-feira (30 de julho) que Apucarana terá uma unidade do Patronato Municipal. Criado pelo governo do Estado para substituir o Programa Pró-egresso, o patronato funciona atualmente apenas em Foz do Iguaçu, através de uma parceria com a Itaipu Binacional. Com a aprovação do convênio, Apucarana será o segundo município a contar com o patronato e o primeiro que oferecerá o serviço exclusivamente com recursos públicos. Para estruturar o patronato, envolvendo a contratação de profissionais de várias áreas e estagiários, a Seju custeará mensalmente R$ 50 mil.

A unidade funcionará provisoriamente no Centro Social Urbano, localizado no Parque Bela Vista, mas o Município já está identificando um novo espaço para que o patronato possa funcionar em uma sede própria. “Atendendo a um pedido do Ministério Público, Apucarana assumiu neste ano o serviço até que o convênio com o Governo do Estado fosse firmado. Quero parabenizar toda a nossa equipe, especialmente da Secretaria de Assistência Social, que fez todos os procedimentos necessários e que viabilizaram essa conquista.”, afirma o prefeito Beto Preto, lembrando que até o ano passado o serviço do Programa Pró-egresso era coordenado em Apucarana pelas faculdades que possuem o curso de Direito.

De acordo com Márcia Regina de Sousa, secretária municipal de Assistência Social, o Município disponibilizou dois profissionais (assistente social e advogado) e o espaço para o desenvolvimento das atividades do “pró-egresso” em 2013. “Agora, através da parceria com o governo do Estado, vamos ter mais dois advogados, um assistente social, um psicólogo e um pedagogo, além de 5 estagiários”, afirma, frisando que o número de funcionários passará de 2 para 12. “O patronato também terá um coordenador, que será indicado pelo Município”, completa.

Segundo a secretária, os recursos para a contratação de profissionais virão da Secretaria de Estado da Justiça, enquanto o dinheiro para o pagamento dos estagiários será repassado pela Secretaria de Estado do Trabalho. Já o edital para a contratação dos profissionais será elaborado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). “O convênio é pelo período de 12 meses. Atualmente, atendemos 30 egressos, número que deverá aumentar para 350, pois deveremos também atender, além de Apucarana, os outros municípios da Comarca, que são Cambira e Novo Itacolomi”, projeta.

SERVIÇOS - Para que Apucarana possa auxiliar nos serviços de execução penal, no tocante ao cumprimento de penas alternativas, foi necessário elaborar uma lei municipal. O Patronato desenvolverá em Apucarana várias ações, como a prestação de serviços comunitários e o acompanhamento dos egressos, atendimento aos familiares, qualificação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outros.

A prestação de serviços à comunidade ou a entidade pública consiste numa medida judicial na qual atribuem-se tarefas gratuitas ao réu. Essas atividades poderão ser realizadas em entidades assistenciais, órgãos públicos, escolas e outros estabelecimentos semelhantes. A pena alternativa tem caráter educativo ao réu e é uma das formas de iniciar seu processo de inserção social.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana terá o 2º patronato municipal do Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!