Apucarana

Frio fecha Parque das Aves

Da Redação ·
 Técnicos protegem gaiolas das aves
fonte: Sérgio Rodrigo
Técnicos protegem gaiolas das aves

O frio intenso dos últimos dias obrigou a prefeitura a cobrir as jaulas de animais do Bosque Municipal de Apucarana. “Estamos sendo obrigados a ‘envelopar’ a maioria das jaulas”, afirmouo Diretor municipal dos Parques e Bosques, Luiz Mário Kovaleski, que também adianta que a visitação será interrompida para evitar que os animais se estressem ainda mais, 

Como quem mais sofre são as aves pequenas, os cerca de 50 periquitos tiveram tratamento especial com colocação de lona preta em toda extensão do abrigo. Mais peraltas, as jaulas dos macacos tiveram que ser revestidas com tapumes. Só para os quatis, que já contavam com casa fechada, não foi necessário maiores adequações. 

continua após publicidade

Kovaleski e afirma que o bosque, também conhecido como Parque das Aves, deverá ficar fechado para visitação nos próximos dias, até passar a onda fria. “Além de ser dificultada a visualização nessas condições encobertas, é uma forma de preservar os animais”, explica o diretor, informando que nenhum animal faleceu em decorrência do frio neste inverno.

“Além das proteções, também aumentamos a quantidade de comida porque eles comem mais no frio”, comenta.
Presente no bosque durante o trabalho realizado na tarde de ontem, o técnico de meio ambiente Alan Barneze de Lima, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, afirma que as adequações são seguras para os animais. “Não impede a entrada de oxigênio nas jaulas”, garantiu ele. O Bosque Municipal tem cerca de 230 animais de, aproximadamente, 10 espécies diferentes.