Apucarana

Terminal pode virar mercado municipal

Da Redação ·
 Prédio do terminal tem mais de 50 anos e precisa de melhorias
fonte: Sérgio Rodrigo/Tribuna do Norte
Prédio do terminal tem mais de 50 anos e precisa de melhorias

Uma das maiores cobanças dos cidadãos apucaranenses está para ganhar projeto. A prefeitura anunciou que pretende revitalizar o Terminal Urbano com melhorias tanto na parte comercial quanto no transporte de passageiros. Enquanto um plano mais abrangente de revitalização é desenvolvido, a adinistração analisa promover ações emergenciais no espaço, que tem 50 anos. 

continua após publicidade

Segundo o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Sebastião Ferreira Martins Júnior  (Júnior da Femac), há um projeto global de modernização para o lugar. “Queremos transformar o espaço num grande mercado municipal, incentivando a feira do produtor, comercialização de artesanato, iluminação e cafés”, exemplifica o vice-prefeito, que também é secretário de Obras.

Júnior acrescenta que a revitalização será integrada com o transporte de passageiros.   Conforme ele, ainda está sendo confeccionado o edital de licitação, que determinará as melhorias a serem implementadas tanto pela prefeitura quanto pela empresa vencedora da licitação do transporte coletivo. Outra questão que ainda não foi definida é é o uso dos espaços dos boxes comerciais, cujo contratou e concessão já expirou.  “Já sabemos que será levado em consideração a adequação dos banheiros e questões de acessibilidade”, adianta ele. 
Enquanto o processo de revitalização está em andamento, o município discute ações mais emergenciais no local. Uma reunião realizada na última segunda-feira, na prefeitura, tratou sobre duas obras, em específico: a reforma geral do banheiro masculino e a colocação de algumas telhas para evitar alagamentos. Os orçamentos se encontram sob a análise do prefeito, Beto Preto. Hoje, uma nova reunião deverá definir a execução ou não das obras.  

continua após publicidade

REIVINDICAÇÕES - Trabalhando há 17 anos numa loja do terminal, Adélcio Braga, defende que o local seja usado de forma estratégica pela administração. “Aqui é um ponto de referência da cidade, que está abandonado. Poderia haver mais investimentos em propaganda, construir um restaurante popular ou mesmo usar como ponto turístico mesmo”, opina. Presidente da Associação dos Comerciantes do Terminal Urbano, o cabeleireiro Benedito Francisco da Fonseca quer que obras mais profundas sejam feitas. “Esse lugar foi reformado em 1996 e nunca mais. É preciso melhorar a pintura, a pracinha externa, os entornos, porque cerca de 25 mil pessoas passam por aqui todo dia.

Usuários também se queixam das atuais condições. “Quando chove, molha tudo aqui e têm muitos andarilhos e bêbados que vêm atormentar”, reclama Idete Maria de Jesus, 55 anos. Dona Neusa Rossetti Beatriz, 66, quer um local mais conservado. “Aqui circula muita gente, poderia ser mais bonito”, diz. Morador de São Pedro de Taquara, Melvino Francisco da Silva, 66, lamenta a situação dos banheiros. “São horríveis. Poderia ser um terminal mais organizado”, afirma.