Apucarana

10º BPM recebe cadetes para estágio

Da Redação ·
Os cadetes  Rafael Gustavo Ekermann, Thiago Mendes dos Santos e Thiago Leite (Delair Garcia)
fonte: Delair Garcia
Os cadetes Rafael Gustavo Ekermann, Thiago Mendes dos Santos e Thiago Leite (Delair Garcia)

Três cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), no Paraná, estão fazendo estágios em todos os setores do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Apucarana. Rafael Gustavo Ekermann, Thiago Mendes dos Santos e Thiago Leite, se formam aspirantes a tenente em dezembro deste ano.

Os jovens chegaram a quase duas semanas e estão trabalhando em todas as áreas operacionais e administrativas do Batalhão. “O objetivo absorver o máximo de informação possível. É uma oportunidade de atuar e entender o funcionamento do batalhão e como realizar operações”, salienta o cadete Santos.

continua após publicidade

Os cadetes também foram aproveitados no policiamento da cidade. Como exemplo recente os três policiais destacam o acidente envolvendo uma carreta desgovernada que atropelou e matou duas crianças, na semana passada. "Foi uma ocorrência grande onde aprendemos a exercer a liderança. Havia muitas pessoas no local", comenta o cadete Ekermann. "São várias situações que temos que administrar durante uma ocorrência. E no estágio já temos contato ", observa o cadete Leite.

De acordo com o sargento Daniel Rodrigo de Souza, relações públicas do 10º BPM, a presença dos futuros oficiais também contribui com as funções da corporação se tornando um reforço extra no policiamento do município. “ O contato direto proporciona maior experiência para a formação, pois acompanham de perto os problemas que os líderes devem enfrentar diariamente”, frisa.

Souza concorda que o déficit de efetivo é uma realidade enfrentada pela corporação. Atualmente, alguns destacamentos da PM nos municípios vizinhos contam com apenas um policial por turno. “O efetivo da polícia aumentou. O novo concurso vem para reforçar esses setores”. O sargento salienta que os cadetes visitaram todos os 11 destacamentos do 10º BPM. Ambos retornam à academina na sexta-feira (26).