MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Beto Preto sugere cobrança de ISS das concessionárias de ferrovias

Ao participar, em Curitiba, de audiência pública para discutir o traçado de vários trechos da Ferrovia Norte Sul, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT) defendeu a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) das futuras empresas conces

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.07.2013, 09:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao participar, em Curitiba, de audiência pública para discutir o traçado de vários trechos da Ferrovia Norte Sul, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT) defendeu a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) das futuras empresas concessionárias. “Os municípios cortados pelas ferrovias assumem os ônus dos transtornos gerados pela operação e nada recebem”, argumentou Beto Preto, que recebeu o apoio de prefeitos de várias regiões do Paraná.

continua após publicidade

Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) receberam a proposta do prefeito de Apucarana que, a partir de agora será avaliada em outras instâncias.

Ainda na audiência pública, realizada na sexta-feira (12), Beto Preto e seu vice, Junior da Femac, contestaram a mudança do traçado da Ferrovia Norte-Sul. “Pelo projeto original a nova ferrovia iria interligar Panorama-SP com Apucarana, seguindo pelo Vale do Ivaí até Guarapuava e depois até Paranaguá”, lembrou Beto Preto.

continua após publicidade

Segundo ele, após interferências políticas o itinerário está sendo alterado, passando direto de São Paulo para o Mato Grosso do Sul, até Maracaju e depois interligando com Guaira, Guarapuva, Lapa, Curitiba e Paranaguá.

“Não podemos admitir essa mudança, que irá prejudicar bastante todo o Norte do Paraná e também o Vale do Ivaí (centro-Norte), em termos de logística. Mais de oitenta por cento dos grandes empreendimentos no Estado estão se concentrando na região metropolitana de Curitiba, devido à logística e redução de custo operacional”, justificou o prefeito de Apucarana.

A manutenção do traçado original também já foi defendida, recentemente, em Brasília pelo prefeito Beto Preto, acompanhado do deputado federal André Vargas (vice-presidente da Câmara Federal), junto à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Entre as entidades presentes à reunião estavam representantes das secretarias de Infraestrutura e Logística e do Meio Ambiente, Assembleia Legislativa, e prefeituras de Curitiba, Toledo, Apucarana, Guaíra, Carambeí, Palmeira, Lapa e Maracaju (MS).
Presentes ainda estavam a Ferroeste, Compagas, Fomento Paraná, Ippuc, Valec e UFPR. Entidades de classe como a Fiep, o Iep, a Alcoopar, ALL e Sindicato da Construção Pesada também participaram.
O pacote de investimentos do Governo Federal, anunciado em 2012, para o modal ferroviário é de R$ 100 bilhões e contempla 11 mil km de ferrovias no Brasil. Os projetos entram na nova modelagem para o setor ferroviário que está sendo proposta pelo Governo Federal. Nesse modelo, as operadoras vão cobrar uma espécie de pedágio para os trens

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Beto Preto sugere cobrança de ISS das concessionárias de ferrovias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!