Apucarana

Caminhada da Juruba atrai 170 participantes

Da Redação ·
 Percurso de 12 km privilegia paisagens rurais
fonte: Prefeitura de Apucarana
Percurso de 12 km privilegia paisagens rurais

O domingo de sol em Apucarana atraiu dezenas de pessoas que participaram da 4ª edição da Caminhada Internacional da Juruba. Segundo balanço divulgado pela Fundação Cultural e Turismo de Apucarana, ao todo 170 aventureiros da cidade, Londrina, Maringá, Nova Fátima, Paiçandu, Curitiba, Marialva, Arapongas e Pitanga percorreram o percurso de 12 quilômetros. “Trasncorreu tudo como prevíamos e fechamos mais uma atividade com sucesso”, destaca o prefeito Beto Preto (PT). Ele parabenizou o trabalho da equipe municipal e comentou sobre a participação dos caminhantes. “Caminhada é uma atividade que eleva a saúde das pessoas. E quando conseguimos agregar a ela o contexto rural, certamente tudo fica ainda melhor. O sedentarismo é algo que devemos ter distância e ao participarem da caminhada, todos os inscritos deram um exemplo de com a vida deve ser levada”, comentou o prefeito.

continua após publicidade

Realizado em parceria com a Emater, o circuito é credenciado pela ONG Anda Brasil, Federação Internacional de Esportes Populares e pelo Projeto de Caminhadas na Natureza - Paraná. “Além da paisagem rural, um dos grandes atrativos da atividade foi o contato com doces e produtos da agricultura familiar”, relata Ednei Mansano, diretor-presidente da Fundação.

Além de um farto café da manhã, os caminhantes tiveram todo o apoio durante a caminhada e, ao final, aconteceu um almoço por adesão, que ofereceu como cardápio porco no tacho, frango, arroz, farofa, mandioca com bacon e saladas diversas.

continua após publicidade

Como foi - A saída aconteceu logo cedo do Parque Ecológico da Raposa, em direção à estrada do Xaxim. De lá, os caminhantes seguiram por estrada rural, passaram por igreja, plantação de café, Pesqueiro Suguiura, atravessaram o rio por ponte até chegar na Estação Ecológica Mina d´água.

A 4ª Caminhada Internacional da Juruba teve o apoio de diversos órgãos e entidades, como Governo do Estado, Sanepar, Rede Traf – Turismo Rural na Agricultura Familiar, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Autarquia Municipal de Saúde, Autarquia Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Guarda Municipal.

Informações sobre as próximas caminhadas podem ser obtidas pelo telefone 3423-2944.