MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

UTFPR cogita acabar com curso técnico

Em meio às avaliações que passam todos os cursos oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), a direção do campus de Apucarana confirma cogitar não mais disponibilizar a habilitação em Técnico em Modelagem do Vestuário, integrada ao

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.07.2013, 09:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meio às avaliações que passam todos os cursos oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), a direção do campus de Apucarana confirma cogitar não mais disponibilizar a habilitação em Técnico em Modelagem do Vestuário, integrada ao Ensino Médio. A possibilidade seguiria tanto por mudanças governamentais, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) separou o ensino técnico do superior, quanto a constatação da baixa absorção do mercado dos formados.

De acordo com o professor Aloysio Gomes de Souza, diretor do campus de Apucarana, a universidade passa por um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que discute e “rediscute” todos os cursos em oferta atualmente no Estado. “Os indicadores principais avaliados são empregabilidade, evasão e infraestrutura”, pontua o professor. Entre os motivos que contam contra o prosseguimento da oferta no curso de Modelagem do Vestuário, estaria a baixa absorção do setor aos formados. “No caso desse curso, em específico, são poucos os que se formam e já saem empregados. A maioria dos alunos o procura pela questão da integração do ensino médio”, acrescenta.
Além disso, decisões governamentais dificultariam a permanência de cursos técnicos na instituição. Segundo informa, o MEC passou a tratar o ensino técnico e o superior como assuntos diferentes, o que desestimularia a coexistência de ambos na instituição. “A Sesu (Secretaria de Educação Superior) e a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) passaram a ser órgãos diferentes dentro do MEC. E, desde 2013, a UTFPR não tem vinculação com a Setec. Ou seja, o MEC só vai disponibilizar professores com magistério superior e com doutorado”, explica. “Não é possível informar quanto tempo vai levar, mas o fim do curso técnico na instituição é uma tendência natural”.

SEM PREJUÍZO - Souza ressalta, entretanto, que, ainda que o curso deixe de ser oferecido no futuro, os alunos já matriculados não sofrerão nenhum prejuízo. “Mesmo que um dia aconteça, todos os alunos que ingressaram terão garantidos o curso até o final e com o diploma”, afirma.

Atualmente, o Técnico em Modelagem do Vestuário tem três anos de duração em tempo integral. A habilitação existe desde 2007 na instituição, onde é aberta uma turma de quarenta vagas por ano.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "UTFPR cogita acabar com curso técnico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!