MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Corrupção como crime hediondo pode favorecer trabalho policial, diz delegado-chefe da 17ª SDP

Em meio a uma onda de protestos e manifestações por todo o Brasil, o Senado Federal aprovou projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade. A p

Da Redação

·
Corrupção como crime hediondo pode favorecer trabalho policial, diz delegado-chefe da 17ª SDP
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2013, 17:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meio a uma onda de protestos e manifestações por todo o Brasil, o Senado Federal aprovou projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade. A proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos.

A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa).

A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão, que é o ato de exigir benefício em função do cargo ocupado.

O delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Ítalo César Sêga, que acompanha detalhadamente a apreciação da proposta no Congresso Nacional, afirma que a mudança altera ritos processuais e desta forma pode favorecer o trabalho investigativo da polícia.

"Em linhas gerais, essa alteração na lei possibilitará mais tempo para a polícia trabalhar em situações dessa natureza. É de difícil compreensão para o cidadão comum que um gestor público ou uma autoridade importante sejam apanhados em investigações com indícios consistentes da prática de crimes graves (até mesmo hediondos) como o de corrupção, às vezes até com maus antecedentes, e sejam postos em liberdade de forma rapidíssima", afirma Sêga.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Corrupção como crime hediondo pode favorecer trabalho policial, diz delegado-chefe da 17ª SDP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!