Apucarana

Apucarana coleta 6,1 mil embalagens de agrotóxicos

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana coleta 6,1 mil embalagens de agrotóxicos
Apucarana coleta 6,1 mil embalagens de agrotóxicos

Agricultores de Apucarana entregaram no último final de semana 6,1 mil embalagens de agrotóxicos reciclados durante o processo de produção em suas lavouras. Esta foi a primeira das duas coletas que a Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos (Anpara) realiza por ano no município.  A próxima está marcada para o dia 28 de novembro.

Na coleta deste final de semana, realizada no Aterro Sanitário, foram entregues 4.862 embalagens rígidas, como litros e baldes, e 1.227 de material flexível, ou seja, os pacotes. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) encaminhou em 2012 mais de 19,5 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos para o destino ambientalmente correto.

Um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2011. Cinco estados brasileiros representam 70% do total destinado, entre eles o Paraná, com a marca de 98% das embalagens utilizadas em campo totalmente recicladas. Os outros estados que completam a lista são: Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Isto é resultado do trabalho que engenheirosm agrônomos e assistentes técnicos realizam diariamente no campo, ao lado dos agricultores. Esta é a avaliação do engenheiro agrônomo Irineu Zambaldi, diretor técnico da Anpara. “Na Associação são mais de 300 profissionais do Sistema CONFEA/ CREA e gerenciadores contribuindo neste trabalho, passando instruções aos agricultores em cada assistência, nas palestras, dias de campo”, diz.

Esta rede ainda é composta por profissionais da Emater, de empresas de planejamento agro, fabricantes e autônomos. Para atender aos agricultores em todo o Paraná há um sistema de recebimento de embalagens, o Transbordo Itinerante, que se desloca aos municípios em datas agendadas.

São 12 associações no estado que garantem o atendimento de todos os municípios por 14 centrais e 58 postos de recebimentos. Somente a Anpara é responsável por 32 cidades na região de Londrina e a unidade de Cambé recebe mais de 900 mil embalagens por  ano.“Em dez anos de operações, recebemos 10 milhões de embalagens”, diz Zambaldi.

continua após publicidade