Apucarana

Apucarana promove neste sábado o “Dia D” contra a paralisia infantil

Da Redação ·
Apucarana promove neste sábado o “Dia D” contra a paralisia infantil - Foto: Arquivo
fonte: Tribuna do Norte
Apucarana promove neste sábado o “Dia D” contra a paralisia infantil - Foto: Arquivo

Com a meta de imunizar 7.400 crianças a partir dos 6 meses até os menores de 5 anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, juntamente com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, realiza a partir deste sábado (08/06) até o dia 21 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. 

continua após publicidade

“Trabalhamos com 100%, mas dentro da campanha, Apucarana espera atingir pelo menos 95% do grupo alvo, o que corresponde a 7.030 crianças. Por isto desde já faço um apelo aos pais ou demais responsáveis por crianças abrangidas pela campanha, para que não deixem de comparecer aos locais de vacinação”, disse o prefeito Beto Preto (PT), que é médico.

continua após publicidade

Ele lembra que a vacina é oral, a chamada “gotinha”. “Importante não esquecer de levar a carteirinha de vacinação da criança”, lembra.Segundo o secretário de Saúde de Apucarana, Dr. Hélio Kissina, neste ano o país realiza o 34º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite, doença conhecida popularmente como “paralisia infantil”.

continua após publicidade

“Este é o vigésimo quarto ano sem a doença no país.O Brasil está livre do poliovírus desde 1990 e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso”, comenta o secretário.

A estratégia de imunização nacional tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).Dia D – Neste sábado (08/06), acontece a abertura da campanha, “Dia D”, já com a disponibilização da dose da vacina nas unidades básicas de saúde (UBS).

continua após publicidade

O ato oficial, coma presença das autoridades municipais, será às 8 horas, na Unidade Básica de Saúde AntônioSachelli, no Jardim Colonial.