Apucarana

16ª Regional de Saúde de Apucarana já dispõe de doses do antiviral Tamiflu

Da Redação ·
O Governo do Paraná já distribuiu para a rede pública de saúde do Estado medicamento contra a gripe (antiviral Oseltamivir) - Foto: Venilton Kuchler/SESA
fonte: AEN
O Governo do Paraná já distribuiu para a rede pública de saúde do Estado medicamento contra a gripe (antiviral Oseltamivir) - Foto: Venilton Kuchler/SESA

O governo do Estado Paraná já distribui 40 mil tratamentos contra a gripe (antiviral Oseltamivir) para abastecer a rede pública de saúde do Estado. Além disso, o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) mantém em estoque mais 172 mil unidades do antiviral. A direção da 16ª Regional de Saúde (RS), sediada em Apucarana, confirmou que já recebeu doses significativas do medicamento. A 16ª RS de Apucarana atende 17 municípios da região ((Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal,  Grandes Rios, Jandaia do Sul,  Kaloré, Marilandia do Sul, Marumbi,  Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabaúdia e São Pedro do Ivaí) , com população total superior a 400 mil habitantes.

De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria estadual da Saúde, Deise Regina Pontarolli, a quantidade de medicamentos existente no Estado é suficiente para suprir a demanda de hospitais, prontos-socorros e unidades de saúde de referência para o tratamento em todos os municípios do Paraná. “Estamos com a retaguarda preparada para o enfrentamento da gripe”, destaca.

Para receber o antiviral gratuitamente pelo SUS, basta o paciente apresentar prescrição médica válida em uma das unidades de referência. A recomendação também vale para os pacientes que buscaram tratamento na rede particular de saúde.

“Todos os médicos estão orientados a prescrever o medicamento para todos os casos suspeitos de gripe, mesmo sem confirmação laboratorial ou agravamento do quadro clínico”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

O protocolo de atendimento recomendado pela Secretaria da Saúde do Paraná é mais abrangente do que o indicado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o documento do Ministério, o medicamento deve ser prescrito apenas para pacientes com suspeita de gripe e que fazem parte dos grupos de risco, ou quando o caso já é grave.

De acordo com Sezifredo, a mudança no protocolo possibilita que o tratamento seja iniciado já nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, período em que o medicamento é mais eficaz. “Por isso, todos devem estar atentos aos sintomas. A pessoa deve buscar atendimento médico assim que perceba os primeiros sinais da doença”, explicou.

continua após publicidade
confira também


VACINAÇÃO – A vacinação contra a gripe é outra estratégia de enfrentamento da gripe no Paraná. Iniciada em 15 de abril, a campanha imunizou mais de 2,1 milhões de paranaenses. Após o término da mobilização, em 10 de maior, o governo estadual orientou os municípios para que continuassem vacinando os grupos de risco enquanto houvesse doses. Além disso, o Paraná incluiu as crianças com idade entre dois e cinco anos na vacinação.

Nos adultos, a vacina é aplicada em dose única e demora cerca de 15 dias para proporcionar imunidade. Já nas crianças menores de 10 anos e que não tomaram a vacina em anos anteriores, ela é dividida em duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira.

O coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, alerta que a criança só fica protegida após completar o esquema vacinal. “Os pais devem lembrar da segunda dose e levar seus filhos novamente a um posto de vacinação”, ressaltou.

Principais sintomas da gripe:

- Febre repentina

- Tosse
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Dores nas articulações
- Dores nas costas
- Falta de ar
- Cansaço
- Calafrio

Conheça as principais medidas de prevenção da gripe:

- Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão

continua após publicidade

- Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar
- Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas


Serviço

16ª. RS. APUCARANA

Rua Osório Ribas de Paula, 435, Centro.
Telefone: 43 3420.2900
Diretor: Helcio Kazuhiro Watanabe

Farmácia Especial (Anexo à Regional):

Atendimento de segunda a sexta das 07:30 às 12:00 e 13:30 às 16:00

Municípios de abrangência da 16ª RS:

(Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal,  Grandes Rios, Jandaia do Sul,  Kaloré, Marilandia do Sul, Marumbi,  Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabaúdia e São Pedro do Ivaí)