Apucarana

Apucarana oferece profissionalização a estudantes da rede estadual

Da Redação ·
Apucarana oferece profissionalização a estudantes da rede estadual
fonte: Edson Denobi/Divulgação
Apucarana oferece profissionalização a estudantes da rede estadual

Alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio dos colégios públicos de Apucarana já podem optar e efetivar inscrição em cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Governo Federal através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Núcleo Regional de Educação e Prefeitura de Apucarana. As oportunidades são para os cursos de técnico em eletromecânica, em eletrotécnica, em logística, em informática, e em manutenção e suporte em informática. “Para se inscrever é bastante simples. Os interessados devem procurar as secretárias dos colégios onde estudam”, informa Denise Canezin Machado, diretora de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Apucarana.

Os cursos são por intermédio do programa Bolsa Formação Estudante, do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. “Este primeiro semestre já entrou para a história do município como um período de grande expansão da oferta de cursos profissionalizantes. Nunca antes a administração municipal dispensou, como vem dispensando, a devida atenção para este importante setor, que é a educação técnica profissionalizante. Além de qualificação da mão de obra em nosso município, estes cursos elevam a qualidade de vida da população, garantindo uma oportunidade segura de crescimento profissional”, frisou Beto. Ele comenta que os investimentos feitos nesta área vão ser sentidos positivamente a médio prazo, pela economia local. “Certamente teremos maior competitividade e atração de novos empreendimentos”, prevê.

continua após publicidade
confira também

Segundo dados do IBGE, de 2011, cerca de 8 milhões de jovens de 18 a 26 anos com ensino secundário completo não frequentam escola. Apenas 15% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos chegam ao ensino superior. “Os cursos Pronatec chegam para mudar esta realidade. As oportunidades de formação profissional com inscrições abertas em Apucarana oferecem ainda, aos beneficiários, vale-transporte e vale-alimentação”, destaca Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da Assistência Social.

Até dezembro, a Prefeitura de Apucarana espera preencher 1.650 vagas pelo Pronatec. Uma iniciativa do Governo Federal, em Apucarana a parceria envolve a Fiep através do Sistema S - Sesi/Senai e Senac, em conjunto com as secretarias Municipais da Indústria e Comércio e da Assistência Social. “Diversas turmas já estão em andamento em Apucarana e outras estão iniciando ou com inscrições abertas”, frisa Denise Canezin Machado, diretora de Capacitação Profissional da Prefeitura.

Ela informa que além dos locais de inscrição (secretárias dos colégios), dúvidas e outras informações sobre os cursos Pronatec em Apucarana podem ainda ser obtidas na Agência do Trabalhador, na Rua Renê Camargo de Azambuja, 705, pelos telefones 3423-1376 e 3423-5266, ou no Senai Apucarana, localizado na Avenida Aviação, 1.851.